Saiba por que as pessoas estão lavando o rosto com água com gás

Por Redação/Catraca Livre 09/09/2020 - 16:56 hs
Foto: Reprodução

Um estranho hábito de cuidados com a pele se popularizou entre as coreanas e as japonesas. Elas usam água com gás para lavar o rosto, em vez de água da torneira. Acredita-se que esse truque contribua para uma aparência mais saudável.

De acordo com a dermatologista Manoela Fassina, da Clínica Leger, o truque faz sentido porque, teoricamente, água com gás promove uma microesfoliação que limpa profundamente os poros, remove células mortas.

Além disso, a água gaseificada reduz o inchaço ao aumentar a circulação na área e, de quebra, uniformiza o tom da pele. “O segredo está nas bolhas de carbono, que ainda otimizam a entrega de oxigênio nas camadas mais profundas da pele”, explica.

Outro diferencial da água com gás, segundo a dermatologista, é o seu pH. “Na água para consumo comum, o pH está em torno de 6 a 9,5. Enquanto o da água gaseificada, por ser mais parecido com o da pele humana, é por volta de 5, e contribui para uma higienização ainda mais profunda”.

Apesar de parecer uma ótima ideia aderir a esse recurso na rotina de cuidados com a pele, a médica adverte que isso não deve ser feito diariamente principalmente nos casos de pessoas que tenham rubor facial como nos casos de rosácea.