Day trade, swing trade, buy and hold? Conheça as estratégias de investimento mais adequadas para ajudá-lo a iniciar no mercado de criptomoedas
O mercado de criptomoedas tem atraído cada vez mais investidores, especialmente devido aos retornos significativos que costuma oferecer e também por ser um mercado em franca evolução. Assim como em qualquer tipo de investimento, é fundamental que o investidor tenha uma estratégia clara de ação. Conheça abaixo quatro estratégias para investir no mercado de criptomoedas:
1. Diversifique o investimento
Diversificar é a primeira grande regra do mundo dos investimentos e não é diferente para o criptomercado. A diversificação concede ao investidor a possibilidade de proteger seu patrimônio de riscos maiores.
No mercado de ativos digitais, existem várias opções de diversificação, que vão desde a simples divisão do patrimônio entre diferentes criptomoedas até a adesão a outros tipos de operações além da compra das moedas digitais. Um exemplo são as Stablecoins, que são ativos pareados a ativos reais, como commodities ou moedas fiduciárias, oferecendo uma alternativa estável e segura para os investidores.
2. Buy and hold
Para os investidores mais conservadores, uma ótima estratégia é o Buy and Hold, que em tradução literal para o português significa “Comprar e Segurar”.
Essa estratégia, mais conservadora, envolve investir a longo prazo, onde os investidores não estão preocupados em obter ganhos rápidos, mas têm a paciência de esperar que o ativo se valorize ao longo do tempo. É uma estratégia que requer um bom conhecimento do ativo e compreensão de seu potencial futuro.
Você já pensou nos ganhos dos investidores que compraram Bitcoin por centavos há alguns anos e adotaram essa estratégia?
3. Day Trade
Nesta estratégia, o investidor adquire o ativo digital e o vende ainda no mesmo dia, lucrando com a oscilação diária do ativo.
Vale lembrar que essa estratégia não é recomendada para investidores mais conservadores, pois envolve uma exposição maior ao risco. A grande sacada está em saber o momento oportuno de comprar e vender, exigindo do investidor uma grande capacidade de avaliar os movimentos diários do mercado.
4. Swing Trade
O swing trade se assemelha muito ao day trade, mas não há a obrigação de compra e venda no mesmo dia, embora ainda opere no curto prazo. Nesta modalidade, o investidor precisa analisar as quebras de suporte, resistência e linhas de tendência para definir o melhor momento de venda, o que pode durar dias ou até semanas. Essa estratégia concede ao investidor um pouco mais de tempo para analisar o ativo e o mercado.
Independente da estratégia, é muito importante que o investidor compreenda com clareza o seu perfil e atue no mercado da forma que mais se adapte a sua característica pessoal. Essa simples ação maximiza as chances de sucesso em qualquer tipo de investimento.
Se você não conhece seu perfil de investidor, corretoras de criptomoedas podem te auxiliar em uma melhor compreensão. Atualmente, a maioria das corretoras utilizam questionários específicos para que o investidor identifique o seu perfil dentro da própria plataforma.