Trabalho remoto se tornou mais frequente, principalmente após a pandemia do Covid 19. Hoje, muitas empresas continuam nesse modelo de trabalho, o que pode ser um desafio para algumas pessoas.
Afinal, é preciso tomar algumas medidas para otimizar o trabalho, principalmente com um preparo do ambiente e equipamentos. Por isso, é fundamental se planejar para conseguir executar o trabalho com maior eficiência. Sendo assim, preparamos esse artigo com dicas práticas sobre o tema. Confira!
Dicas para otimizar seu trabalho remoto
Para otimizar o trabalho em casa, é fundamental se preparar bem e realizar as dicas a seguir. Veja:
1. Atualize seu computador regularmente
Atualizar o seu computador com regularidade garante que todos os programas necessários estejam em boa forma para uma boa performance do dispositivo. Dê uma atenção especial aos drivers já que eles são os responsáveis por realizar conexões e otimizar o desempenho da máquina.
Sendo assim, tente atualizar todos os drivers do seu PC para as últimas versões. Com uma melhora de desempenho você conseguirá trabalhar de casa com uma maior agilidade e menos estresses causados por travamentos, ponto esse que atrapalha bastante o andamento das demandas.
2. Opte pelo plano de internet mais adequado para suas necessidades
Escolher cuidadosamente o plano de internet é essencial para garantir que ele seja adequado para você conseguir trabalhar de casa. Caso seu trabalho exija uso muito intenso de internet, por exemplo, é preciso buscar pelos planos que oferecem maior capacidade a fim de garantir ótimas atuações.
3. Aumente a velocidade da internet no seu computador
Aumentar a velocidade da internet em seu computador permite que você consiga trabalhar de casa com uma agilidade bem maior e, assim, atingir resultados mais promissores.
Logo, é fundamental executar ações que otimize seu computador, e também, cuidar do posicionamento do roteador, entre outros detalhes. Aqui neste artigo completo, você encontra as melhores práticas de como melhorar a velocidade da internet. Confira!
4. Utilize ferramentas de colaboração online
As ferramentas de colaboração online são ótimas alternativas para permitir que seja possível interagir com outros colaboradores. Dessa forma, a realização de tarefas fica muito mais fácil e pode aumentar a qualidade dos trabalhos feitos.
O Google Meet, Skype e Microsoft Teams são alguns exemplos bem conhecidos de espaços que podem ser adequados para essas interações.
Imagine o perigo que seria trabalhar de casa sem nenhuma interação com outros profissionais presentes na empresa. Não seria possível acertar pontos essenciais como a maneira que a demanda deve ser cumprida e exigências específicas da solicitação, por exemplo, o que abre margem para erros e posterior perda de tempo para corrigir coisas que poderiam ser evitadas.
5. Faça backup regular de seus arquivos
Fazer o backup regular dos arquivos assegura que você não perca informações importantes a respeito de seu trabalho. Por meio disso, mesmo que ocorra uma perda significativa de dados caso seu computador tenha algum problema, será possível recuperar as informações e não atrapalhar o andamento do trabalho.
Não é incomum sentir dificuldades de armazenar tantas informações relacionadas a clientes, estoques e negociações. Imagine o quão perigoso seria perder informações tão preciosas.
Por isso, contar com uma solução adequada, a exemplo o backup em nuvem é bastante interessante. Com esse serviço, você consegue assegurar a segurança para salvar seus arquivos e ter facilidade de acessá-los por meio da conta digital.
6. Baixe apenas os arquivos e documentos que você realmente precisa
Realizar download somente dos arquivos e documentos necessários é de extrema importância justamente para evitar que o seu computador fique sobrecarregado. Caso isso ocorra, a máquina tende a ficar cada vez mais lenta e dificultar a realização de tarefas com a internet.
O excesso de arquivos também pode atrapalhar a sua organização, fator este essencial para trabalhar de casa com a eficiência desejada. Dado todo esse cenário, invista em limpezas frequentes em seu computador para deixá-lo mais ágil e preparado para o cotidiano de trabalho.
7. Habilite notificações de e-mails e mensagens no seu celular
Habilitar as notificações de e-mails e mensagens é muito importante para que você continue sempre informado a respeito de coisas que possam acontecer em seu trabalho, como urgências, problemas a serem resolvidos ou demandas específicas, por exemplo.
Uma dica é que você opte pelas versões webs dos aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram. Por meio delas, você receberá as notificações diretamente no seu computador e poderá resolver a demanda rapidamente. Somente tome cuidado para que esse contato com mensagens não atrapalhe a sua rotina e nem o distraia.
8. Mantenha uma rotina respeitando seus horários de trabalho
Uma rotina que se adeque aos seus horários de trabalho é muito importante para gerar a previsibilidade necessária para que todos os seus afazeres estejam organizados.
Assim, você ficará bem mais produtivo e poderá realizar tanto suas demandas do trabalho, como também as suas outras tarefas diárias que não possuem relação com sua área profissional.
Para fazer isso, recomenda-se que você utilize alguma ferramenta capaz de registrar seus planos e te auxiliar na organização de horários, a exemplo das planilhas. Com elas, é possível visualizar e realizar alterações que se adequem a sua realidade, além de garantir maior previsibilidade aos seus afazeres.
Trabalhar de casa exige uma série de pontos para garantir a eficiência desejada. Com as dicas anteriores, grande parte dos travamentos e despreparos são resolvidos ou minimizados. Então, coloque essas dicas em prática e evolua seu desempenho. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!