É fato que o azulejo é um dos revestimentos mais utilizados nos imóveis, principalmente em cozinhas e banheiros. No entanto, ainda que seja bastante difundido nos lares brasileiros, ele pode apresentar algumas desvantagens, como ser difícil de trocar ou repor, além de apresentar um valor mais alto que outras alternativas disponíveis no mercado, como o azulejo de plástico.
Essa alternativa vem sendo cada vez mais buscada por quem acabou de comprar ou alugar um imóvel na imobiliária e quer economizar com a mudança dos ambientes. Afinal, o azulejo de plástico consegue dar outra cara aos espaços, sem fazer com que você gaste muito com Materiais e com o temido quebra-quebra.
Contudo, não é todo mundo que conhece esse revestimento, o que pode gerar algumas dúvidas. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje pra falar o que é o azulejo de plástico e como utilizá-lo em sua decoração.
O que é o azulejo de plástico?
De maneira resumida, o azulejo de plástico é um revestimento para paredes fabricado em polipropileno, um tipo de plástico utilizado na fabricação de diversos outros itens. Normalmente, a espessura do material é de 3,5 mm, podendo substituir o modelo tradicional em qualquer ambiente da casa. Além disso, ele é bem simples de limpar e não exige manutenções constantes. Da mesma forma, a aplicação pode ser feita por conta própria, basta ter uma superfície lisa que permita aderência à cola.
Vale lembrar ainda que ele não é a mesma coisa que o adesivo para azulejo, sendo que as principais diferenças entre eles são a textura e volume, duas características que influenciam diretamente na estética.
Sendo assim, o produto pode ser usado para formar um painel na parede, assim como ser colado sobre azulejos cerâmicos, ajudando ainda mais na economia.
Por que escolher o azulejo de plástico?
O azulejo de plástico é um revestimento que oferece diversos benefícios para os compradores, sendo que um dos principais é o custo acessível. Inclusive, o preço médio do metro quadrado é bem parecido com o papel de parede, assim como não exige aplicação feita por profissionais, o que ajuda bastante para quem quer economizar.
Vale lembrar ainda que esse é um material considerado leve, mas ao mesmo tempo resistente, impermeável, isolante térmico e elétrico. Portanto, pode ser aplicado nas paredes de cozinhas e banheiros sem medo.
Não podemos deixar de citar também que o produto é atóxico, ou seja, não libera nenhuma substância prejudicial à saúde, sendo muito recomendado para creches, clínicas e consultórios, assim como é um produto reciclável.
Outra vantagem que precisa ser ressaltada é que o produto é muito versátil, visto que possui uma grande variedade de cores, estampas e desenhos. Como consequência, é possível encaixá-lo em todos os tipos de decorações, encontrando a opção que mais atende às suas necessidades e preferências.
Como usar o azulejo de plástico na decoração?
Os ambientes mais recomendados para receber esse material são cozinha e banheiro. Nesse sentido, para o primeiro ambiente, é importante ressaltar que cores como branco e azul já não são mais regra, sendo substituídas por tons mais coloridos e estampados. Afinal, hoje em dia esse ambiente permite receber diversos tipos de combinações, tornando-o mais aconchegante e divertido.
Por exemplo, os azulejos portugueses passam sensação de aconchego e ideais para cozinhas clássicas, enquanto as mais modernas podem receber cores como branco, bege e off-white. Devemos ressaltar ainda que, por mais que ele possa ser aplicado na cozinha, os fabricantes não recomendam sua instalação próxima do fogão.
Já no banheiro, o azulejo de plástico pode ser usado com as mais diferentes cores, sendo que para impressionar, tons de rosa, verde, amarelo e vermelho são excelentes. Contudo, é importante não exagerar para manter o equilíbrio e beleza do cômodo.
Por outro lado, se você gosta de uma decoração mais leve e minimalista, opte por cores mais claras. Com isso, pode acrescentar um toque de cor em outros elementos, como os próprios objetos decorativos. Inclusive, vale lembrar que cores neutras e coloridas podem ser uma ótima pedida quando bem combinadas e alinhadas.
Como aplicar o azulejo de plástico?
Como falamos, a aplicação do material é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa. Para isso, é necessário cortar o plástico, que deve ser bem alinhado e utilizar uma cola específica. Contudo, se você não tem habilidade, experiência ou paciência com esse tipo de tarefa, o ideal é contratar um profissional. Assim, garante que a aplicação será feita da forma correta e sem dores de cabeça.
Então, agora que você sabe o que é o azulejo de plástico e como utilizá-lo na decoração de sua casa ou apartamento, já pode comprar o seu. Mas, lembre-se de escolher uma estampa ou cor que combine com o estilo de decoração do imóvel, a fim de promover harmonia e sofisticação aos ambientes.