É comum que casas de campo, praia ou em lugares mais afastados sofram com os insetos que circulam por essas regiões. Sendo assim, a solução é realizar a dedetização do imóvel, que tem como objetivo eliminar as pragas e garantir o bem-estar dos moradores.
O processo pode ser feito de diferentes formas, utilizando um pulverizador, feito com injeção plástica por meio de equipamentos e máquinas criadas para fabricação de moldes de injeção. Além disso, é possível agendar o procedimento com uma empresa do segmento ou realizar por conta própria.
Por mais que profissionais habilitados sejam a melhor recomendação, para casos mais simples é possível optar pela segunda opção. Contudo, é importante ter um pouco de conhecimento sobre o assunto e alguns cuidados. Portanto, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba como.
Como saber se preciso realizar a dedetização?
Encontrar com alguns insetos em casa é algo comum e não há necessidade de preocupação, desde que eles não sejam prejudiciais à saúde humana e do imóvel. Inclusive, ter uma convivência com esses pequenos animais faz parte do equilíbrio natural de um ambiente, especialmente pessoas que moram em casas de campo ou praia.
No entanto, é importante ficar atento com determinadas espécies e a quantidade, pois dependendo do caso podem causar doenças e uma série de dificuldades. Alguns insetos bastante comuns são as formigas, baratas, ratos, aranhas e mosquitos, sendo que se a quantidade for alta, é importante considerar a dedetização do imóvel, a fim de eliminar o incômodo.
Para isso, observe os buracos e determinadas superfícies da casa, pois se houver a presença de muitos insetos ou ovinhos, é hora de realizar a dedetização. Da mesma forma, cheque também lugares específicos, como a caixa de entrada de energia, sendo que nesse caso o ideal é contar com a ajuda de especialistas.
Posso dedetizar a casa por conta própria?
Como falamos, existem casos e casos para serem analisados. Se você não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, tempo disponível ou os itens necessários, o ideal é contratar uma empresa especializada. Isso também serve para casos mais graves, como a presença excessiva de insetos e pragas.
Agora, para pessoas que já têm mais experiência e estão realizando somente uma manutenção simples, é totalmente possível realizar a dedetização na casa por contra própria.
Como fazer a dedetização no imóvel?
Devemos lembrar que os produtos utilizados para a dedetização podem ser prejudiciais à saúde e precisam ser manuseados com muito cuidado. Da mesma forma, o ideal é usar uma máscara, luvas e outros equipamentos que protejam sua pele e mucosa do contato direto com os produtos e insetos. Vale lembrar ainda que eles devem ser adquiridos de acordo com o tipo de infestação que houver em sua casa e não utilizar qualquer um.
A partir disso, afaste todos os móveis e objetos grandes das paredes, aplicando o produto em todos os cantos dos cômodos. Lembre-se ainda de ler as instruções dos rótulos com atenção, além de pedir uma orientação do profissional que te vendeu o produto. Aplique o inseticida nos locais indicados, principalmente em ralos visíveis, pois assim você consegue eliminar os ovos.
Depois de finalizar a aplicação, é necessário aguardar o tempo de ação indicado pelo fabricante, lembrando de deixar a casa fechada e ficar fora dela junto com seus animais de estimação. Não é recomendado entrar no imóvel antes do tempo de ação finalizar, pois os produtos podem causar intoxicação.
Somente após o período determinado, você pode entrar na casa e abrir todas as portas e janelas. Com isso, você permite que o ar circule e consiga arejar todos os cômodos.
Considerações finais
Então, agora que você sabe mais sobre a dedetização de sua casa, já pode seguir as dicas do post de hoje. Lembre-se que o ideal é contratar profissionais especializados, pois possuem maior conhecimento e experiência, realizando um trabalho mais rápido e eficaz.
Contudo, se você já tem conhecimento sobre o assunto e quer apenas realizar uma manutenção simples, a dedetização pode ser feita por conta própria. Mas, lembre-se de não ficar dentro da casa enquanto o produto está agindo, deixando-a fechada, além de retirar todos os animais de estimação. Com isso, você garante a segurança de todos, assim como realiza o processo corretamente.