Com novas variantes, os protocolos sanitários obrigatórios com o covid são importantes para que o vírus não se espalhe novamente pelo país causando danos irreversíveis a população.
Alguns dados divulgados pelo Conass (Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde), mostraram que o país possui uma média móvel de cerca de 22 mil casos de covid por dia.
Para que você entenda os motivos da preocupação com os protocolos sanitários obrigatórios com a covid, é importante entender de maneira contextualizada esse aumento de casos no Brasil.
Mesmo se a sua viagem for nacional os cuidados devem permanecer, ao se hospedar em um Hotel em Rio Claro por exemplo, você encontrará profissionais cuidados e preparados para te atender.
Impacto da Ômicron
Há cerca mais ou menos de um ano, em 2021, a OMS (Organização Mundial da Saúde), colocou a Ômicron como uma variante de preocupação.
Com isso, algumas evidencias foram de forma rápida sendo compartilhadas por cientistas de Hong Kong, Botswana e África do Sul, onde as mesmas foram discutidas em uma reunião do grupo TAG-VE (Consultivo Técnico para Evolução de Vírus) da OMS.
Esses especialistas se preocuparam com a enorme quantidade de mutações existentes na variante, muito diferentes das que já tinham sido detectadas em outras cepas analisadas.
Diante da observação, a Organização Mundial da Saúde confirmou que o planeta estava lidando com algo diferente, sendo importante uma preparação rápida.
Os cientistas rapidamente observaram que a ômicron era bem mais transmissível que a Delta por exemplo.
E em cerca de um mês, de acordo com a transmissão da ômicron, essa começou a substituir a variante Delta.
Os países que conseguiram controlar a covid-19, através de medidas de saúde pública e sociais, se depararam com grandes dificuldades.
Para as pessoas que não foram vacinadas, o impacto foi bem maior, com um grande aumento tanto de hospitalizações, como também de mortes.
A ômicron em geral, causou bem menos doenças graves que a variante delta por exemplo, e isso pode ser explicado pela quantidade de pessoas imunizadas no mundo.
Fator relacionado ao comportamento
Fatores comportamentais, além do poder de transmissibilidade do vírus, podem contribuir para que o número de casos aumente.
Sendo assim, pode-se afirmar que o aumento da covid-19 no Brasil tem uma dezena de fatores, sendo o primeiro a flexibilização de medidas de controle.
Além desses, podemos afirmar também a quantidade de grandes eventos promovidos, como as últimas eleições que incentivaram as aglomerações e consequentemente, um maior contato entre as pessoas.
Outro fator que contribuiu com o crescimento dos números de casos de covid, foi o fato de que há uma grande quantidade de pessoas sem o ciclo vacinal completo, ou seja, grande parte da população não tomou as doses de reforço.
Sintomas comuns dessas novas variantes
Há um grande aumento do número de pessoas com suspeita de covid se direcionando aos hospitais e postos de saúde do país, porém o número de internações não acompanha o crescimento do número de infectados.
Ou seja, há um grande aumento de casos, porem os mesmos são bem menos graves que os observados anteriormente.
É possível destacar que, os sintomas mais comuns são dor de garganta e coriza, além disso os pacientes não têm apresentados sintomas que justifique uma internação hospitalar, como por exemplo, falta de ar.
Além disso, é possível afirmar que os sintomas identificados nessa nova variante são bem parecidos que os identificados em variantes anteriores.
Cuidados básicos na prevenção da Covid
Os cuidados básicos para se proteger da covid devem continuar sendo adotados, como por exemplo:
- Evitar aglomerações, assim como locais fechados, mantendo o uso de mascaras em ambientes que estejam lotados como por exemplo, ônibus e metrô;
- Faça a higiene das mãos de forma frequente com água e sabão;
- Faça a utilização de álcool em gel fora de casa;
- Busque manter os ambientes ventilados;
- Evite colocar a mão em olhos e boca;
- Vacine-se contra a covid, assim como contra a gripe;
Uso de máscaras volta a ser obrigatório tanto em aeroportos como em aviões no país
Com o crescimento de casos da covid no país, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório tanto em aeroportos como também em aviões.
Com a nova resolução aprovada por conta do aumento expressivo de casos de infeções, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que:
- É obrigatório o uso de máscaras tanto dentro dos aeroportos, aeronaves e também em meios de transporte como por exemplo o ônibus, assim como em outros estabelecimentos localizados nas áreas;
- As máscaras devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, boca e queixo, reduzindo os espaços que possam permitir a entrada ou saída de gotículas respiratórias ou ar;
- Tanto no interior das aeronaves, assim como em ambientes dos terminais, como por exemplo as praças de alimentação, só será permitido a remoção da máscara para se alimentar ou se hidratar;
- Crianças menores de 3 anos, pessoas com deficiências sensoriais ou intelectual e com transtorno do espectro autista, além de deficiências que impeçam o uso adequado da proteção, não são obrigadas a usar máscaras;
Esses são alguns cuidados básicos e protocolos sanitários obrigatórios para a proteção contra a covid.