Há muitas estratégias que podem ser usadas para vender bens imóveis. Algumas pessoas preferem uma abordagem mais direta enquanto outras gostam de jogar o jogo de espera e ver se alguém vem batendo à sua porta.
Seja qual for a estratégia escolhida, é importante saber as perguntas certas a se fazer antes de agir. Neste post do blog exploraremos algumas das principais perguntas que você deve fazer antes de vender seu imóvel, bem como algumas dicas úteis de como implementá-las de forma eficaz.
Quem é seu comprador ideal?
O primeiro passo ao planejar uma estratégia imobiliária é identificar seu mercado-alvo. Que tipo de pessoa você está tentando alcançar? Quais são suas necessidades e desejos? Que tipo de casa será mais atraente para eles? Saber isto pode ser a diferença entre vender e ficar na prateleira por anos.
Se você está vendendo uma casa de luxo de US$ 1 milhão e seu comprador ideal é um jovem profissional que não pode pagar tal compra, você pode acabar desapontado e frustrado, ao invés do cliente satisfeito que você está esperando se tornar. Após ter identificado seu mercado alvo, o próximo passo é considerar que tipo de comprador você quer trazer.
Em outras palavras, quem você quer servir como seu comprador ideal? Haverá muitos fatores que influenciarão sua decisão, como por exemplo:
– Sua localização
– A situação atual do mercado
– O estado da casa
– Se você está vendendo uma única casa de família ou um condomínio
– A quantia que você está pedindo – Seus pontos de venda únicos
Quais são as três principais coisas que você precisa para vender?
A maioria das pessoas não se dá conta de que existem muitos tipos diferentes de imóveis. Por exemplo, existem os imóveis residenciais, comerciais e industriais. Cada tipo de imóvel tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Conhecer os prós e os contras de cada um pode ajudá-lo a decidir que tipo de imóvel usar como estratégia de venda. Ao listar seu imóvel, você vai querer saber que tipo de imóvel você está vendendo. Você está vendendo uma única casa de família ou um condomínio? Saber que tipo de imóvel você está vendendo o ajudará a decidir sobre qualquer estratégia de marketing imobiliário que você gostaria de implementar.
Outra coisa a ter em mente são as características específicas de sua casa. Por exemplo, se você possui uma única residência familiar, talvez queira considerar torná-la uma característica central da lista, já que é muito exclusiva para esse tipo de propriedade.
Como você pode preparar sua casa para a venda?
Quando você estiver listando um imóvel, os compradores estarão curiosos para saber como você vai comercializá-lo. Há muitas maneiras de você preparar sua casa para a venda. Algumas das maneiras incluem: – Decoração de interiores – Você pode decorar sua casa para torná-la mais atraente para os compradores. Você pode derrubar qualquer decoração de parede e substituí-la por arte de parede em lona impressa profissionalmente. Você também pode substituir móveis antigos por peças novas e mais atraentes, como mesas, cômodas, sofás e cadeiras. – Decoração Exterior – Isto envolve basicamente a pintura do exterior de sua casa. Você pode escolher uma das muitas cores de pintura exterior no mercado atual que tornarão sua casa mais atraente e visualmente mais atraente.
Quanto você deve pedir e quando?
O tempo que você terá para preparar sua casa para a venda depende do tipo de imóvel que você está vendendo. Se você estiver vendendo uma única residência familiar, você terá um certo tempo antes do vencimento da oferta. Se você estiver vendendo um condomínio, ou um imóvel comercial, terá menos tempo para se preparar para as ofertas.
A fim de evitar possíveis problemas, você vai querer estar preparado para ofertas o mais rápido possível. Embora a quantidade de tempo varie de um tipo de imóvel para outro, a regra geral é estar pronto para aceitar ofertas dentro de 45 dias após a listagem.
O que acontece após uma oferta ser aceita?
Depois de receber uma oferta, você vai querer aceitar a oferta. Uma vez aceite a oferta, o comprador se tornará o novo proprietário de sua propriedade. Dito isto, você ainda será o proprietário legal do imóvel até que a venda seja definitiva.
Entretanto, você terá que respeitar as condições da venda, tais como a data de fechamento, honorários advocatícios, etc. Para casas unifamiliares, a data de encerramento será geralmente dentro de 30 dias. Para os condomínios, a data de fechamento será geralmente dentro de 60 dias.
Para imóveis comerciais, a data de fechamento será normalmente dentro de 90 dias. Após o fechamento da venda, é importante prestar muita atenção às condições da venda. Isto porque a venda não é definitiva e você ainda é o proprietário legal do imóvel até a venda final.
Envolvimento
Quando estiver vendendo imóveis, você vai querer envolver o maior número de pessoas possível. Algumas das pessoas que você vai querer envolver incluem seu agente imobiliário, sua família, amigos e vizinhos. Ao envolver as pessoas e obter o máximo de informações possíveis sobre sua opinião sobre a venda, você poderá ter uma ideia melhor de quem é seu comprador ideal e o que eles estão procurando em uma casa.
Há muitas maneiras de se envolver e obter informações sobre quem é seu comprador ideal. Aqui estão algumas ideias:
– Pergunte a sua família e amigos se eles conhecem alguém que esteja procurando comprar imóveis
– Procure por casas abertas e veja as casas que estão à venda
– Junte-se a um grupo do Facebook para casas ou condomínios de luxo e compartilhe a listagem de sua casa e a faixa de preços
– Visite sites imobiliários, como o realtor.com, e escreva resenhas sobre a listagem de sua casa
Conclusão
A melhor estratégia de venda de imóveis dependerá de sua situação única e de sua preferência pessoal. Você deve começar por identificar seu mercado alvo e que tipo de imóvel você quer vender. Uma vez identificadas estas duas coisas, você pode se concentrar em como vai comercializar e preparar sua casa para a venda.
Uma vez que você tenha sua estratégia implementada, você pode começar a usar estas dicas e truques para ajudar a aumentar suas chances de vender seu imóvel rapidamente e com sucesso. Juntos, eles podem ajudar você a navegar pelo mundo às vezes imprevisível dos imóveis.