Se você quer saber se o hipotireoidismo faz emagrecer ou engordar, veio ao lugar certo. Bem, esse é um dos problemas que podem afetar a tireoide.
Nesse caso, estamos falando do problema que faz com que a pessoa engorde. Ou seja, o paciente com esse problema poderá observar um ganho de peso.
Visto que, essa doença afeta de forma direta o metabolismo. Além de afetar todo o processo orgânico que é o principal responsável por fazer a queima de calorias.
Trata-se de uma disfunção da glândula. Quando isso acontece, o organismo não consegue produzir a quantidade de hormônios necessária.
Por isso é bem comum que se ouça por aí que isso faz com que a pessoa engorde. Mas, vamos explicar melhor, para ficar mais fácil de entender.
Ficou interessado? Então é só continuar lendo este artigo para descobrir mais sobre o assunto.
O que é tireoide?
Antes de saber o que as disfunções da tireoide fazem com o organismo, é importante saber o que é a glândula. Bem, é uma glândula que possui uma forma que lembra uma borboleta.
Ela fica na parte da frente do pescoço, bem abaixo da laringe e é possível apalpá-la. Além disso, ela é responsável por liberar 2 hormônios.
São eles, o triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4) que são responsáveis por ajudar a regular a forma como o corpo faz uso da energia. Eles irão atuar de uma forma que sirva para controlar diferentes funções.
Por exemplo, os batimentos cardíacos. Em outras palavras, a glândula irá atuar no metabolismo, tralhando em diversas funções.
No caso do hipotireoidismo acontece o seguinte, a produção de seus hormônios é reduzida. Isso faz com que as funções do corpo desacelerem e isso pode fazer com que haja um ganho de peso.
Mas, isso só acontece se o problema não passar por um tratamento. Por conta disso, se diz por aí que o hipotireoidismo engorda.
O hipotireoidismo emagrece?
Bem, o hipotireoidismo não faz a pessoa emagrecer. Nesse caso, acontece exatamente o contrário, o que significa que a pessoa ganha peso.
É o hipertireoidismo que faz o indivíduo perder peso. Pois acontece o seguinte, a produção de hormônio é muito maior e isso pode fazer com que o metabolismo fique muito acelerado.
Sintomas e causas do hipotireoidismo
Bem, a maioria dos casos que levam ao hipotireoidismo são por conta da doença de Hashimoto (código E06.3 da tabela CID). Também conhecida como doença da tireoide.
Ela é uma doença autoimune. Porque a imunidade é de certa forma feita para garantir a proteção das células dos invasores.
Por exemplo, vírus, bactérias, e outros diferentes microrganismos. Mas, pode acontecer do organismo confundir as células do corpo.
Ele acha que são células invasoras e começam a pôr sobre ataque. Isso faz com que se desenvolva o que chamamos de doenças autoimunes.
Logo, e como exemplo temos a doença de Hashimoto. Ela acontece da seguinte forma, o próprio organismo coloca em ataque as células da glândula.
Faz com que a produção de hormônios seja menor. Isso faz com que a pessoa desenvolva um quadro de hipotireoidismo.
Mas, vale pontuar que outras questões podem levar ao caso dessa disfunção. Confira:
- Fazer algum tipo de tratamento com iodo radioativo;
- Ter feito uma cirurgia para retirar a glândula;
- Alguns tipos de remédios;
- Ter o hábito de fumar;
- O envelhecimento;
- Certas infecções;
- O estresse.
Quais são os sintomas mais comuns do hipotireoidismo?
Bem, você pode ficar de olho em alguns sintomas. Caso suspeite de algo, será necessário ir a um médico endocrinologista, ele poderá lhe ajudar. Confira:
- Deficiências cognitivas. Por exemplo, reflexo retardado e esquecimento, entre outros;
- Pés e mãos com temperatura mais fria;
- Níveis sanguíneos altos de colesterol;
- Ganho de peso excessivo;
- Dor nos músculos;
- Constipação;
- Depressão;
- Cansaço.
Mesmo sabendo que o hipotireoidismo faz a pessoa ganhar peso em certos casos, não é possível afirmar quanto quilos uma pessoa irá ganhar. Acontece que cada indivíduo que convive com a doença responde de uma forma diferente.
Por exemplo, em determinados casos o peso de uma pessoa pode ficar estável. Porque quanto mais cedo o indivíduo começar o tratamento, será muito simples e fácil ter um controle sobre o peso.
Como é feito o tratamento?
Para começar um tratamento, seja de qual for a doença, é sempre necessário passar por uma avaliação médica. Nesse caso não seria diferente.
Mas, podemos destacar que o tratamento para o hipotireoidismo é feito com a reposição de hormônios da tireoide. Além disso, nesse caso uma alimentação mais saudável pode ser de grande ajuda.
Uma vez que certos nutrientes como o iodo e o selênio são de suma importância para a boa saúde da glândula. Com isso vale pontuar que aqui no Brasil o consumo de iodo é feito na quantidade certa.
Visto que, ele está presente no sal que é comercializado, o que usamos na cozinha. Por outro lado, é possível encontrá-lo em alimentos também.
Por exemplo, os de origem marinha como: peixes de água salgada, moluscos, mariscos etc. No caso do selênio você pode encontra-lo em uma boa quantidade nas castanhas do Pará ou de caju.
Além disso, certas substâncias podem causar uma certa interferência na hora da glândula absorver o iodo. Certos vegetais como a couve-flor, repolho, brócolis, nabo, mandioca, entre outros.
Porque esses alimentos contam uma substância que faz com que essa absorção seja menor. Mas, só se o consumo deles for em excesso, ou seja, de forma moderada não irá gerar problema algum.
Conclusão
Por fim, mostramos algumas informações sobre o hipotireoidismo. Deixamos a sua disposição a resposta para a questão se a disfunção faz o paciente emagrecer ou engordar.
Como foi mostrado acima, esse problema faz o indivíduo ganhar um pouco de peso. No entanto não é possível determinar quantos quilos essa pessoa irá ganhar.
Mas, em certos o peso do paciente pode ficar estável. Diferente do hipertireoidismo que faz com que o indivíduo perca peso, por conta da produção em excesso de hormônios que deixa o metabolismo muito acelerado.
O que achou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.