Aqui você vai encontrar as principais delas para conhecer e analisar como pode desenvolvê-las na sua empresa. Acesse e confira!
Realizar a gestão de empresas, independente do porte, é sempre um grande desafio para os empreendedores. São decisões estratégicas que impactam diretamente no sucesso e na continuidade do negócio.
Os fatores que influenciam nessa trajetória são tanto de cunho interno como externo. O cenário econômico, os entraves burocráticos e a legislação são alguns exemplos de situações externas que estão diretamente relacionadas e impactam na evolução da empresa.
Por outro lado, há também práticas internas que estão sob o controle do empreendedor e que contribuem significativamente para o sucesso do negócio. Aqui, você vai encontrar as principais delas para conhecer e analisar como pode desenvolvê-las na sua empresa.
1 – Invista na gestão de pessoas
A gestão de empresas passa pela gestão de pessoas. E é importante compreender que essa gestão vai além das práticas de recursos humanos e departamento pessoal: trata-se de pensar e elaborar estratégias de retenção de talentos.
É dessa forma que você passa a criar confiança no time e eles estarão mais engajados com os processos. Assim, a gestão de empresas passa a se tornar uma prática colaborativa, tendo mais chances de ser um sucesso.
2 – Use plataformas para otimizar processos
Conheça algumas opções de plataformas recomendadas no dia a dia da gestão de empresas e entenda como elas podem te ajudar!
Monday.com
Conhecido por sua interface bastante intuitiva, o Monday é uma plataforma de gestão altamente adaptável à realidade da empresa. Você pode criar o fluxo de trabalho da equipe e dos processos, passando a ter acesso a dados em tempo real de como está o andamento das tarefas e a produtividade da equipe.
Recursos de colaboração, centralização de processos e arquivos e integrações são alguns diferenciais dessa plataforma para a gestão de empresas. Tudo isso pode ser visualizado em um dashboard intuitivo.
Asana
Desenvolvido com base no método Kanban, o software Asana se diferencia por oferecer bastante opções de customização da plataforma no sentido de se adaptar à realidade da empresa. Ele é focado na gestão de processos e possibilita uma organização completa do processo, deixando claro à equipe o quê, quando, quem e como uma tarefa deve ser desenvolvida.
Para quem faz a gestão de empresas, é um suporte valioso, já que tira o empreendedor das tarefas operacionais e permite que ele foque sua atenção e seu tempo no que realmente é importante. E isso se torna possível porque a ferramenta oferece os dados essenciais para tomadas de decisões estratégicas referentes aos processos internos.
Salesforce
Se um dos gaps do seu negócio está no relacionamento com clientes, a Salesforce pode ser um parceiro interessante para a sua empresa. Trata-se de uma plataforma de Customer Relationship Manager (CRM) que permite organizar o processo de contato com clientes, identificando oportunidades de aumento de receita e de retenção.
A Salesforce é uma ferramenta que traz ganhos em diversas áreas da empresa, como Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente. Assim, acaba refletindo também na gestão de empresas, afinal, se a relação com clientes vai bem, o negócio prospera.
Google Workspace
Chamado antigamente de G Suíte, o Google Workspace tem o intuito de incentivar a colaboração e a produtividade das equipes. Com uma infinidade de recursos e todos eles integrados entre si, as soluções Google incluem o Gmail, o Drive, Google Calendar e o Google Meet, por exemplo, mas voltados para uso corporativo.
Uma das vantagens é a centralização dos recursos e, em especial, a familiaridade que as pessoas já possuem com as soluções Google. Isso facilita a adesão ao uso por parte das equipes.
Software ERP
O software ERP trata-se de um sistema que atua na gestão empresarial, fornecendo uma visão de 360º da empresa. Assim, ele centraliza as diversas áreas de uma empresa, como recursos humanos, financeiro, produção, entre outras.
Para fazer isso, ele contém diversos módulos, cada um direcionado para a sua respectiva área. Para fazer a integração deles, o ERP conta com um banco de dados único, fazendo o cruzamento de todas as informações.
Olhando para as opções de plataformas que foram citadas anteriormente, vale salientar que um software ERP reúne muitas dessas funcionalidades. Como exemplo, temos as questões financeiras, dados sobre os funcionários, informações de estoque e muitas outras funções em um único lugar. Outra vantagem é que ela pode ser integrada facilmente a outros softwares, o que deixa seu uso mais adaptado às necessidades de cada negócio.
Um software ERP pode ser acessado online, não requerendo uma infraestrutura de tecnologia e grandes investimentos. Assim, é uma ótima decisão para uma gestão de empresas mais eficiente.
3 – Defina e acompanhe métricas importantes
Com os recursos tecnológicos, o empreendedor pode definir os indicadores relevantes para alcançar os objetivos do seu negócio. São esses números que vão traduzir o crescimento e a evolução da empresa.
Contudo, para isso, é preciso ir além da definição de métricas: é essencial fazer o acompanhamento desses dados, entendendo sua performance e, principalmente, o que eles representam. É assim que se torna possível tangibilizar os investimentos, a dedicação e o trabalho realizados na empresa.
4 – Valorize os feedbacks internos
Nada melhor do que ouvir quem está imerso no processo e que, portanto, o conhece profundamente. A gestão de empresas pode ser responsabilidade do gestor, mas ela só é construída com a colaboração de todos.
Por isso, incentivar e acolher os feedbacks internos do time, construindo espaços de troca é essencial. É claro que você não acatará a tudo, mas certamente terá acesso a algumas percepções que vão enriquecer seu olhar sobre o negócio.
5 – Estude o mercado
Sua empresa não é uma “ilha”: ela está inserida em um contexto de mercado que oferece diversas informações sobre o seu segmento de atuação. Um empreendedor precisa estar de olho no que está acontecendo nesse cenário, os movimentos, as evoluções e as transformações.
Dessa forma, sua gestão de empresas se torna mais profissional aliando as informações e dados internos no estudo do mercado, na análise de concorrentes, entre outros. É a combinação desses fatores que determina o sucesso da gestão!
Quais são os três pilares da gestão de qualidade?
Pode-se definir que uma gestão de empresas de qualidade acontece quando se tem em mente três pilares básicos: valorização das pessoas, mapeamento dos processos e conhecimento dos dados e informações. Com esses conceitos em mente, a gestão fica mais clara e muito mais eficiente. Automatizar as tarefas operacionais básicas, deixando tempo para que o empreendedor e as pessoas do seu time pensem o negócio e melhorem os processos e os produtos, é o caminho para fazer a empresa crescer. Quer saber mais como fazer isso? Conte com as soluções da Omie para ter sucesso em sua gestão de empresas!