O micro-ondas é um eletrodoméstico cada vez mais utilizado nos lares de todos os cantos do mundo. Afinal, ele promove maior agilidade no dia a dia, permitindo focar em outras tarefas, além de cozinhar e esquentar a refeição no fogão. Feito com peças inteligentes, com injeção plástica por meio de equipamentos e máquinas de moldes de injeção, esse item é praticamente indispensável para a rotina de pessoas com os mais variados perfis.
Contudo, na hora de escolher o ideal, é comum surgir algumas dúvidas. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes e práticas de como escolher seu micro-ondas. Vamos lá?
Tipos de microondas
Existem os micro-ondas de mesa e o de embutir. O primeiro, pode ser colocado em qualquer lugar do imóvel, promovendo maior liberdade para sua decoração e encaixando-se facilmente nos móveis e nichos. Por outro lado, o de embutir é feito para ser encaixado nos móveis planejados.
Além disso, também existem os modelos com a opção grill, que além de executarem as funções simples, como descongelar, aquecer e cozinhar os alimentos, também gratina e permite grelhar os alimentos, podendo funcionar em processo por etapas selecionadas ou simultâneas.
Não existe uma opção melhor do que a outra, mas sim aquela que mais se encaixa em suas necessidades, preferências e estilo de vida. Por exemplo, se você quer mais agilidade no preparo dos alimentos, uma opção mais completa pode ser mais indicada.
Capacidade e potência
Depois de decidir o tipo de microondas, é necessário considerar o número de pessoas que irão utilizar o aparelho. Para você ter uma ideia, os eletrodomésticos com capacidade entre 18 e 28 litros são ideais para pessoas que moram sozinhas ou casais. Já aqueles com mais de 30 litros, que suportam potes, refratários e pratos maiores, são recomendados para casas com até 4 pessoas. Por fim, para famílias maiores, o ideal é que o microondas tenha 40 litros ou mais.
Outro ponto importante é a potência do microondas, pois quanto maior ela for, menor será o tempo de preparo. Os microondas começam com potências a partir de 700W, que são excelentes para quem prefere os modelos mais simples, como aquecer e descongelar pratos pequenos.
Contudo, existem aparelhos com mais de 1500W de potência, sendo ideais para quem cozinha porções maiores ou quer maior agilidade no preparo dos alimentos.
Funcionalidades
Os modelos mais modernos de micro-ondas têm muito mais opções do que os básicos e isso também precisa ser analisado antes de fechar sua compra. Por exemplo, é possível aproveitar funções de receitas brasileiras, menu kids, para fazer macarrão, hambúrguer, brigadeiro e outros pratos com apenas um clique. Também existe a opção de refeições mais elaboradas, como suflê, strogonoff, lasanha, etc.
Também é válido ressaltar que aparelhos mais novos têm ainda a capacidade de gravar preparos personalizados, guardando mais de 50 receitas. Por fim, alguns microondas de hoje em dia também incluem o sistema autolimpante e antiodor, para eliminar o cheiro de pipoca, queijo ou peixe.
Considere o consumo de energia
Por fim, mas não menos importante, é necessário analisar o consumo energético do aparelho, pois se ele consumir muita energia, pode ser mais prejudicial do que benéfico para seu dia a dia. Sendo assim, uma boa dica é analisar o selo Procel, que classifica os aparelhos de A a F, dos que menos consomem energia até os que mais consomem.
Portanto, se você quer economia com seu micro-ondas e ainda ajudar o planeta, é recomendado adquirir aparelhos com selo A de eficiência energética, no máximo B. Além disso, lembre-se de considerar a potência, pois não necessariamente o mais potente irá consumir mais energia.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha de seu micro-ondas será muito mais fácil e ágil, garantindo a compra ideal para facilitar ainda mais seu dia a dia. Mas, lembre-se que é importante mantê-lo sempre limpo e bem cuidado, a fim de promover sua durabilidade a longo prazo e evitar prejuízos desnecessários.
Além disso, quando o produto chegar em sua casa, não deixe de checar o manual de instruções do fabricante, pois dessa forma você poderá aproveitar a plena capacidade do aparelho e utilizar todas as funções da maneira correta e otimizar ainda mais sua rotina.