Já foi comprovado que as cores podem influenciar nas sensações das pessoas em um ambiente de diferentes formas, principalmente quando presentes na decoração. Nesse sentido, o azul tem o poder de promover tranquilidade, atuando em nosso sistema nervoso central. Sendo assim, ao adquirir um imóvel na imobiliária em Itapema, por exemplo ou caso queira em outra cidade, é comum que as pessoas decidam incluir essa cor nos cômodos, seja nas paredes, com objetos decorativos, etc. Contudo, é importante saber como utilizá-la da maneira correta, a fim de garantir as boas sensações, pois quando usado em excesso, o azul pode provocar sensações negativas, como tristeza, sono e angústia.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas incríveis para incluir tons de azul em sua decoração. Vamos lá?
Como usar azul na decoração?
Se você deseja incluir mais azul em sua decoração, o primeiro passo é entender quais são as possibilidades. Por exemplo, a parede pode ser pintada com seu tom preferido ou receber o papel de parede nessa cor. Contudo, pode ser que você enjoe com maior facilidade, sendo mais indicado apostar em elementos mais maleáveis, como mobília e itens decorativos.
Vale lembrar que é importante ter bom senso ao compor um ambiente, usando o azul com parcimônia e combinando-o com outras cores. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas:
Azul na sala
Na sala de estar ou TV, a cor é importante para trazer mais aconchego ao espaço. Sendo assim, alguns quadros com gravuras azuis ou um sofá confortável com a cor mais escura, tapete ou até mesmo vaso e mesinha de centro são boas pedidas. Da mesma forma, se a cor principal do ambiente for neutra, o rack pode ser mais ousado, sendo que tudo irá depender do gosto pessoal de cada um.
Já quando falamos da sala de jantar, a cor pode ser adicionada em um único local, como em um dos móveis, na mesa, cadeiras ou aparador, além da parede, caso a mobília seja mais clean.
Cozinha
A cozinha é um ambiente cada vez mais em destaque nas casas e apartamentos, sendo que o mais comum é utilizar o azul na marcenaria. Além disso, pintar as portas do cômodo também é uma ótima pedida, principalmente quando combinadas com outras cores. Outra opção interessante é adquirir os eletrodomésticos nessa cor, assim como a louça, revestimento ou até mesmo os componentes da sala de jantar, caso tenha um espaço integrado.
Banheiro
Já no banheiro, a melhor forma de incluir o azul é com o revestimento, mas isso não é regra. Isso porque, também é possível que a cor seja destaque na pia ou gabinete, deixando o espaço mais aconchegante, principalmente quando há a presença de cores claras, como o branco. Mas, caso queira algo mais discreto, pode incluir o azul na cerâmica do lavabo ou até mesmo na moldura do espelho.
Azul no quarto
Já quando falamos do quarto, uma das opções mais versáteis para incluir o azul é na roupa de cama. Inclusive, ela pode ser trocada diversas vezes, evitando que você enjoe da decoração nessa tonalidade. Da mesma forma, você também pode apostar nas almofadas e quadros, mas se quiser ousar, também pode incluir a cor nas paredes, geralmente atrás da cabeceira, seja com tinta ou papel de parede.
Lavanderia
Por mais que seja um cômodo menor e menos utilizado, não tem porque deixar a lavanderia de lado quando falamos em decoração. Inclusive, quando bem decorada pode até mesmo impactar na organização e praticidade do dia a dia. Aqui, é possível incluir um revestimento em tons de azul ou ainda com os móveis, com portas destacadas. Da mesma forma, acessórios como caixas organizadoras também podem ser azuis.
Escritório
O escritório é um ambiente propício para receber o azul, visto que por mais que seja necessário ter foco, a tranquilidade também é primordial. Aqui, a cor pode ser utilizada em uma das paredes, nos móveis ou em detalhes, como quadros, itens de papelaria, etc.
Varanda
Se você tem liberdade para criar um novo ambiente, com texturas, revestimentos e pinturas, essa é a hora de incluir o azul em sua varanda. Além disso, também pode incluir a cor nos futons, almofadas e mobílias, caso não possa ou não queira mexer no visual das paredes. Quadrinhos, almofadas e apetrechos também são muito bem-vindos.
Então, agora que você sabe como usar tons de azul na decoração, é hora de colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se que por mais que seja interessante incluir a cor nos ambientes, isso deve ser feito com atenção e cautela.
Da mesma forma, se for leigo no assunto ou tiver em dúvida, o ideal é contar com a ajuda de profissionais, como o designer de interiores ou arquiteto. Afinal, como possuem maior conhecimento e experiência, poderão indicar as formas de uso e opções mais adequadas, que atendam às suas preferências e ao mesmo tempo promovam bem-estar e sofisticação.