O teto colorido tornou-se uma tendência de decoração e vem sendo cada vez mais utilizado em ambientes residenciais e comerciais. Inclusive, depois de encontrar o apartamento ou casa com a imobiliária, muitos já contratam o arquiteto ou designer para criar o projeto do imóvel com teto colorido. Mais utilizadas nas paredes, as cores no teto trazem um novo charme para o cômodo, com muito estilo e personalidade.
A boa notícia é que elas podem ser usadas tanto em ambientes pequenos quanto nos mais amplos, sendo que cada cor irá causar uma sensação diferente. Contudo, é importante ficar atento para não errar e deixar o ambiente pesado. Portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com várias dicas incríveis para adotar esse visual em sua residência. Vamos lá?
Por que pintar o teto?
Incluir um toque de cor no teto é uma ótima pedida para quem quer promover uma nova estética em seu lar e mais personalidade. Geralmente, esse espaço é pintado de branco, ainda que as paredes sejam coloridas, pois isso permite que a luz refletida no teto promova maior claridade e sensação de amplitude, ainda que as luzes estejam apagadas.
Contudo, é importante lembrar que não necessariamente um teto colorido tornará o ambiente escuro. Afinal, basta avaliar a metragem do cômodo e o pé direito. Por exemplo, se o local for pequeno a distância entre o chão e o teto forem reduzidas, o ideal é apostar em cores claras. Ainda assim, é possível ousar em uma tonalidade escura e usar o branco nas paredes.
Qual a melhor cor para pintar o teto?
É importante deixar claro que não existe a melhor cor para pintar o teto, mas vale reforçar que essa é uma estética diferenciada. Sendo assim, se você não está acostumado com esse tipo de decoração mais vibrante, o ideal é apostar em tons pastéis, como azul claro, verde ou rosa, pois são mais suaves e adaptáveis ao decór.
Depois, se ficar acostumado e quiser pintar o teto com cores mais vibrantes, você já está mais aberto a esse design. Outra dica interessante é escolher cores que combinem com o estilo do ambiente, optando por uma das cores da paleta para pintar o teto. Lembre-se que manter a amornai é primordial.
Como decorar com um teto colorido?
O teto colorido pode ser usado em diferentes ambientes, servindo não apenas para deixar o local estiloso, mas também para ajudar a delimitar áreas ou promover sofisticação. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas de como incluir essa tendência em sua casa:
Quarto com teto colorido
O teto é o refúgio dos moradores, sendo um dos ambientes mais íntimos de um imóvel. Afinal, é aqui que você pode descansar e ter momentos de descontração. Sendo assim, as cores, detalhes e o teto colorido, precisam refletir sua personalidade, fazendo com que você se sinta à vontade no ambiente.
Para isso, crie composições que combinem com o estilo do espaço, experimentando combinações de rosa e azul claro para quartos mais românticos, ou até mesmo tons de verde para trazer tranquilidade e natureza para dentro do quarto. Se o ambiente tiver alguma pintura ou papel de parede, é recomendado que a cor do teto esteja presente na estampa.
Teto colorido na sala
Outro cômodo interessante para fazer a pintura do teto é a sala, podendo pintar somente o teto ou até mesmo descer um pouco a pintura e criar uma linha horizontal que divide o ambiente. Contudo, essa alternativa não é indicada para quem tem salas muito pequenas, pois a divisão pode fazer com que o local pareça menor do que realmente é.
Além disso, usar uma cor neutra na sala e uma vibrante no teto é uma opção ousada e bastante interessante.
Teto de cozinha colorido
Por fim, a cozinha é um cômodo alegre e que você pode inovar sem medo, mas que também precisa ter harmonia nos detalhes. Sendo assim, é importante analisar com atenção a cor do teto e uma boa dica é escolher seguindo a cor dos armários. Por exemplo, se a cozinha tiver armários pretos e laranjas, utilize o mesmo tom de laranja para pintar o teto.
Outra opção interessante é fazer a marcenaria em tons neutros e deixar o teto para receber uma cor mais vibrante, como laranja, amarelo ou até mesmo pink.
Então, agora que você sabe mais sobre a tendência de teto colorido e como utilizá-la em sua decoração, já pode seguir nossas dicas e iniciar seu planejamento. Lembre-se que ele é primordial para garantir ambientes harmônicos e cheios de personalidade.
Tenha em mente que a escolha da cor deve ser feita com muito cuidado e, se possível, com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Se não puder contratá-los, procure referências na internet e redes sociais, além de fazer simulações disponíveis em plataformas on-line.