O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma etapa fundamental para a trajetória acadêmica dos estudantes do ensino superior. Uma vez que é por meio desse trabalho que os graduandos têm a oportunidade de consolidar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo de sua formação e de demonstrar a sua capacidade de analisar, de pesquisar e de sintetizar conhecimentos. A seguir explicaremos a importância do TCC para o aprofundamento do conhecimento.
Pois bem, a escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso permite que os estudantes aprofundem os seus conhecimentos em determinadas áreas, em específico, do seu curso. Uma vez que, ao escolher uma temática de pesquisa, os alunos têm a oportunidade de explorar questões relevantes, de ampliar a sua compreensão sobre determinado temas e de trazer contribuições para os avanços do conhecimento em sua área de estudo.
Através do desenvolvimento de habilidades que, durante o processo de elaboração do TCC, os estudantes podem ser desafiados a desenvolver novas habilidades fundamentais para a sua futura carreira, por exemplo, como o desenvolvimento de capacidades de pesquisa, ao analisar de forma crítica e desenvolver a escrita acadêmica. Ainda assim, essas competências são valiosas não somente na esfera acadêmica, bem como também no mercado de trabalho, onde a capacidade de conduzir pesquisas e comunicar ideias de modo claro e convincente é altamente valorizada.
Através de contribuições para a comunidade acadêmica, os trabalhos de conclusão de curso, muitas vezes, podem abordar as mais variadas e relevantes questões que são consideradas atuais e que contribuem para a comunidade acadêmica e para a sociedade, de maneira geral. Veja bem, as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes podem trazer novas perspectivas e soluções para problemáticas em específico, ou até mesmo ajudar no desenvolvimento de soluções. Dessa forma, a elaboração de TCCs se torna uma etapa imprescindível pela qual os estudantes contribuem para a produção de conhecimento e para o avanço da sociedade.
Metodologia para formatar trabalhos acadêmicos
Por sua vez, o processo de formatar trabalhos acadêmicos consiste em uma das etapas mais importantes para garantir a organização, a clareza e a padronização dos conteúdos de pesquisa. No entanto, as instituições de ensino, de forma geral, possuem diretrizes específicas para a formatar trabalhos de cunho acadêmico e que devem ser seguidas de maneira rigorosa. Aqui estão algumas diretrizes gerais para a formatação de trabalhos acadêmicos:
Ao determinar o estilo de formatação é essencial verificar quais são as diretrizes da instituição de ensino ou às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para o estilo de formatação a ser utilizado. Então, os alunos podem seguir as regras de formatação relacionadas à margem, fonte, espaçamento, recuo de parágrafo e alinhamento.
A capa é o primeiro elemento de um trabalho monográfico, uma vez que é na capa que estão as informações relevantes, como o título do trabalho, nome da instituição, do autor, além do nome dos professores orientadores, local e data de submissão do trabalho.
O sumário ocorre através da criação de uma seção que lista cada uma das seções e subseções do trabalho, juntamente com as suas páginas correspondentes. Por essa razão, é imprescindível se certificar que o sumário esteja sempre atualizado.
Na etapa de introdução, é possível que os estudantes iniciem o trabalho com uma introdução clara e concisa, através da apresentação da temática que será desenvolvida na monografia, da sua relevância e também de quais são os objetivos do estudo.
Durante a etapa de desenvolvimento de um trabalho acadêmico é essencial que os alunos dividam o trabalho em seções e subseções, de acordo com a estrutura necessária para abordar o tema. Para isso, é imprescindível a utilização de títulos e subtítulos para destacar as diferentes etapas do trabalho. É nessa seção que ocorre a apresentação do conteúdo de modo lógica e coerente, através do fornecimento de argumentos que estão embasados em evidências e nas referências bibliográficas.