A antecipação do décimo terceiro salário em 2025 é uma questão que gera muita expectativa entre os trabalhadores brasileiros. Afinal, esse dinheiro extra pode fazer uma grande diferença no orçamento familiar.
Entretanto, ainda não há uma confirmação oficial se essa medida será mantida em 2025, como ocorreu nos últimos anos.
O governo pretende antecipar o 13º do INSS em 2025?
Até o momento, o governo federal não confirmou oficialmente a antecipação 13° salário do INSS em 2025. Porém, algumas indicações apontam para essa possibilidade, conforme publicação do portal G1.
O Ministério da Previdência Social e a equipe econômica analisam o impacto fiscal da medida, considerando fatores como o crescimento econômico, arrecadação de impostos e a necessidade de injeção de recursos na economia.
A decisão depende de diversos fatores, incluindo a situação financeira do governo, a necessidade de aquecimento da economia e a pressão política para garantir um alívio financeiro aos segurados do INSS.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Caso a antecipação seja confirmada em 2025, o pagamento beneficiará os segurados que recebem:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Quando o pagamento do décimo terceiro pode ocorrer?
Se a antecipação for autorizada, o calendário de pagamentos deverá seguir o mesmo padrão dos anos anteriores, com a primeira parcela sendo depositada entre abril e junho e a segunda parcela nos meses seguintes. O pagamento normalmente segue o cronograma habitual do INSS, conforme o número final do benefício.
O histórico da antecipação do 13º salário
Desde a pandemia de Covid-19, a antecipação do décimo terceiro tem sido uma prática recorrente. Em 2020, 2021, 2022 e 2023, o governo federal liberou os pagamentos nos primeiros meses do ano como forma de estímulo econômico. Em 2024, a medida foi mantida, com os depósitos acontecendo entre abril e maio.
Normalmente, o 13º salário dos segurados do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira em agosto e a segunda em novembro. Mas, diante de crises econômicas e para atender demandas sociais, os governos têm utilizado a antecipação como uma estratégia para movimentar o consumo e auxiliar financeiramente os aposentados e pensionistas.
Onde consultar o pagamento do 13º do INSS?
Os segurados do INSS podem consultar os valores e datas de pagamento pelo site ou aplicativo Meu INSS. Também é possível obter informações pelo telefone 135, canal de atendimento da Previdência Social.
Vale lembrar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao décimo terceiro, já que esses auxílios não seguem a regra de gratificação natalina.
Porém, existem outras opções de empréstimos disponíveis para esse público. Ao considerar opções de crédito, é comum surgir a dúvida: qual banco faz empréstimo para idoso? A boa notícia é que diversos bancos, como Caixa e Itaú, oferecem empréstimos consignados específicos para esse público, com condições diferenciadas.