Investir em ações, até mesmo em ETF’s, como o BBOI11, é uma excelente opção para quem deseja começar a ter lucros a curto, médio e longo prazo.
No entanto, assim como em qualquer outro investimento, a Bolsa de Valores, principal alvo dos investidores, é rodeada de mitos e verdades sobre o seu funcionamento, sobre quem pode investir e até mesmo o valor mínimo desse investimento.
Conheça, neste artigo, tudo sobre eles e como é possível se livrar dos estigmas para começar a observar o retorno financeiro do seu investimento. Aproveite a leitura!
O que é a Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é um mercado financeiro no qual os investidores podem comprar e vender ativos financeiros, como ações, títulos de dívida, commodities e outros produtos.
Esta troca de ativos é facilitada por intermediários financeiros, como corretores de bolsa, que facilitam as transações entre compradores e vendedores.
Esse tipo de mercado desempenha um papel importante na economia porque proporciona um ambiente de negociação regulamentado e transparente para ativos financeiros.
Assim, permitem às empresas angariar fundos por meio da emissão de ações ao público investidor, o que auxilia no financiamento de iniciativas e expansões.
Além disso, as bolsas permitem aos investidores comprar e vender ativos, o que ajuda a determinar os seus preços com base na oferta e na procura constantemente monitoradas.
Principais mitos sobre a Bolsa de Valores
Muitas pessoas acabam não investindo na Bolsa de Valores por medo de se deparar com algumas das informações contidas em seus mitos. Sendo assim, está na hora de quebrar esse ciclo de notícias falsas para garantir um bom investimento.
1. É preciso investir muito dinheiro para começar
A falácia de que você precisa de muito dinheiro para investir no mercado de ações é um equívoco comum que afasta potenciais investidores do setor financeiro. Na verdade, a Bolsa de Valores está aberta a todos os tipos de investidores, independentemente dos seus recursos financeiros.
Já que, você pode adquirir ações fracionadas nas Bolsas de Valores, o que significa que não precisa comprar um grande número de ações de uma empresa.
Isso permite que você invista apenas a quantia de dinheiro com a qual está disposto a contribuir, não importa quão pequena seja.
2. É necessário ser um grande especialista para investir
Na verdade, embora o conhecimento e a educação sejam benéficos, você não precisa ser um especialista financeiro para começar a investir com sucesso no mercado de ações.
Existem muitas ferramentas educacionais gratuitas e pagas acessíveis atualmente, como cursos online, livros, artigos e vídeos, para ajudar qualquer pessoa a aprender sobre investimentos.
Você não precisa ser um especialista financeiro para compreender os fundamentos e passar a aplicar o seu dinheiro em algumas ações disponíveis.
3. Será necessário monitorar diariamente o mercado financeiro
As estratégias de investimento de longo prazo são mais eficazes para a maioria dos investidores do que o monitoramento frequente. Em vez de tentarem prever as mudanças diárias do mercado, os investidores de longo prazo concentram-se em objetivos financeiros com longa duração, como a reforma ou a aquisição de casa própria.
Eles escolhem ativos confiáveis e mantêm seus investimentos por anos ou décadas. O mercado de ações é extremamente volátil e é impactado por uma variedade de fatores, incluindo notícias e imprevisibilidade em eventos políticos e econômicos. O monitoramento diário pode resultar em reações espontâneas que não são necessariamente ideais para o sucesso a longo prazo.
Principais verdades sobre a Bolsa de Valores
Agora, após conhecer os principais mitos, é necessário conhecer sobre as verdades que envolvem esse investimento rentável.
1. A Bolsa de Valores traz grandes resultados a longo prazo
Investir na Bolsa de Valores significa ter resultados após algum tempo. Os mercados de ações têm acompanhado historicamente o crescimento econômico a longo prazo. As empresas podem aumentar os seus lucros à medida que a economia cresce, o que muitas vezes resulta em ganhos para os acionistas.
Os dividendos são pagos aos acionistas por muitas empresas que negociam na Bolsa de Valores. Os dividendos são uma parcela dos lucros pagos aos acionistas. Os investidores podem potencialmente aumentar o seu capital ao longo do tempo, reinvestindo os seus dividendos.
2. É necessário conhecer bem a empresa antes mesmo de investir
De forma geral, realizar extensas pesquisas sobre uma empresa antes de investir no mercado de ações é uma prática fundamental. Isso ajuda você a tomar decisões informadas, avaliar riscos e alinhar investimentos com objetivos financeiros pessoais.
Lembre-se de que o mercado de ações pode ser turbulento e compreender as empresas nas quais você investe é um componente crítico da gestão de risco.
3. É preciso ser tolerante ao risco para investir
Por fim, é necessário entender que será preciso ter uma maior tolerância ao risco. A Bolsa de Valores apresenta grandes oscilações, assim como a maioria dos outros investimentos e, por isso, será preciso tomar cuidado com a quantidade de dinheiro aplicada, além do local onde é depositada. Investir é sempre uma boa opção para quem deseja ter múltiplas formas de rentabilidade. Sendo assim, livre-se dos mitos e prenda-se às verdades sobre a Bolsa de Valores para começar a ganhar dinheiro nela.