A região Sul do Brasil é considerada uma das mais desenvolvidas do país, sendo composta pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No entanto, é fato que existem algumas cidades mais desenvolvidas do que outras quando falamos em qualidade de vida e boas opções para morar. Inclusive, cada vez mais pessoas estão se mudando para os municípios dessa região, a fim de garantir bem-estar e boas oportunidades profissionais. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com as 9 melhores cidades para morar na região Sul do Brasil. Vamos lá?
Itapema, Santa Catarina
A primeira cidade de nossa lista não poderia ser outra, sendo que muitos procuram por apartamentos baratos em Itapema, a fim de morar em uma das cidades que mais crescem e se desenvolvem no país. Com praias incríveis e belezas naturais preservadas, o município investe constantemente em melhorias para a população e turistas, com muitos empreendimentos, obras na cidade, além de garantir a segurança e bem-estar de todos.
Joinville, Santa Catarina
Outra cidade catarinense, Joinville é a mais populosa do estado, com uma economia sólida e o maior PIB de Santa Catarina. Justamente por isso, é uma ótima opção para aqueles que buscam oportunidades profissionais, sendo um polo econômico e industrial, além de contar com um dos melhores índices de educação do país. Além disso, se destaca quando falamos de infraestrutura, educação e mobilidade urbana.
Maringá, Paraná
Maringá é uma das melhores cidades do Brasil para morar, sendo referência quando falamos em saúde, educação, segurança e saneamento básico. Inclusive, os serviços de água e tratamento de esgoto atendem 100% de sua população, o que é impressionante para uma cidade desse porte. Além disso, também está se desenvolvendo economicamente, principalmente na área de energia solar.
Bombinhas, Santa Catarina
Ainda que seja a menor cidade de Santa Catarina, Bombinhas é a que possui as paisagens mais bonitas e preservadas do estado. Inclusive, dependendo de onde for visitar, é necessário pagar uma taxa de preservação. Mas, além de mar cristalino e ótimos pontos de mergulho, a cidade também possui boa infraestrutura, com variadas opções de comércios e serviços em geral, assim como empreendimentos imobiliários prontos para investir.
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
Essa cidade gaúcha possui um dos menores custos de vida de toda a região Sul, sendo uma das melhores opções para quem quer ter qualidade de vida no dia a dia e gastar pouco com isso. Além disso, Nova Hamburgo possui economia aquecida, sendo considerada a Capital Nacional do Calçado. Sendo assim, também é indicada para aqueles que procuram por boas oportunidades profissionais.
Itajaí, Santa Catarina
Responsável por abrigar o segundo maior complexo portuário do Brasil, Itajaí vem se desenvolvendo significativamente, sendo também o segundo maior PIB de Santa Catarina. Com praias deliciosas e excelente infraestrutura, o município também se destaca quando falamos no mercado imobiliário, com empreendimentos de luxo, principalmente na região da Praia Brava. Além disso, podemos afirmar de acordo com números que essa é uma cidade bastante segura, assim como é destaque na educação.
Curitiba, Paraná
Curitiba é considerada a capital mais sustentável da América Latina e por si só essa característica já é bastante vantajosa para quem quer morar com qualidade de vida. Mas, além disso, possui uma das melhores infraestruturas da região Sul, com muitas opções de lazer, segurança, bons índices em saúde e educação, além de economia aquecida. Portanto, para quem quer o conforto de viver em uma capital, mas sem perder a qualidade de vida, Curitiba é o seu lugar.
Pelotas, Rio Grande do Sul
Pelotas é a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul, possuindo bons índices de qualidade de vida e economia, possuindo excelente infraestrutura e bastante desenvolvida. Além disso, se destaca por abrigas as universidades UFPel e UCPel, atraindo muitos jovens que desejam cursar um ensino superior de qualidade.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Por fim, a capital gaúcha também não poderia ficar de fora de nossa lista, com quase 1,5 milhões de habitantes e indicadores bastante atrativos para quem preza por qualidade de vida. Com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) mais alto do Rio Grande do Sul, morar em Porto Alegre significa ter acesso a cultura, vida noturna agitada, gastronomia variada, instituições de ensino de qualidade, mobilidade facilidade e, claro, boas oportunidades no mercado de trabalho.
Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades da região Sul para morar, já pode dar início ao seu planejamento de mudança. Lembre-se que para escolher o município ideal, é muito importante analisar fatores como segurança, saúde, educação, localização, opções de lazer e culturais, economia, desenvolvimento, etc.
Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender às suas necessidades e preferências. Com isso, terá maior qualidade de vida em seu dia a dia, podendo crescer e se desenvolver tanto na área profissional quanto pessoal.