Todos sabemos que a cerveja é uma paixão nacional, mas o que poucos sabem é como escolher um copo para cerveja ideal para aqueles momentos de relaxamento e diversão!
Essa é uma escolha muito importante, ainda mais atualmente com a alta popularidade das cervejas artesanais, que requerem um requinte maior para sua degustação. Desde o formato até o material, cada aspecto do copo pode influenciar o sabor, aroma e até mesmo a temperatura da sua bebida.
Neste guia, vamos falar tudo o que você precisa saber para escolher o ideal para você. Veja!
Tipos de copos para cerveja
Existem vários tipos, cada um projetado para melhorar os atributos específicos de diferentes estilos de cerveja. Aqui estão os principais:
Copo Pilsner
É um copo de formato triangular onde a boca é mais larga com afunilamento na base. É ideal para cervejas que necessitam colarinho ou formação de espuma. Recomendada para bebidas com sabor mais leve e de baixa carbonatação.
Copo Tulipa
Possui uma borda voltada para fora, com o corpo bojudo em formato de taça. Se assemelha muito a uma taça escandinava, usada para o coquetel Sex on the Beach. Esse copo é ideal para bebidas que necessitam de formação de creme ou espuma.
Caneca de Cerveja
Possui um vidro mais grosso e maciço, assim como uma alça para evitar o contato direto com a mão e esquentar a bebida. Pode ser feita de diversos materiais, porém a de vidro é a mais utilizada. Serve muito bem o chopp e pode servir quantidades maiores da bebida. É bem comum nos bares e choperias.
Copo Weizen
Possui o tamanho ideal para a cerveja de trigo, que deve ser servida de uma só vez. É um copo longo com boca mais larga e um afunilamento como uma tulipa de chopp.
Pint
É muito utilizado nos países do Reino Unido. Esse copo tem a boca larga, aumenta no centro como uma bolha e afunila até chegar nas extremidades.
Como o material do copo afeta a cerveja?
A princípio tudo pode afetar uma cerveja, não seria diferente com o material do copo. É importante saber alguns detalhes sobre o assunto para que o material do copo não estrague os momentos de degustação da bebida.
Temos que lembrar que a química é parte importante de nossas vidas e tudo causa uma reação química. No contato da bebida com outra superfície que não é adequada para recebê-la pode afetar toda experiência sensorial com a degustação. Conheça mais sobre os principais materiais:
- Vidro: é o mais utilizado, onde você pode ativar os 5 sentidos ao apreciar sua bebida. Esse é um dos copos que menos afeta o paladar, garantindo a qualidade da sua cerveja;
- Térmico: é uma excelente opção para manter a temperatura baixa da bebida por muitas horas, além de não alterar o sabor, a textura, coloração e qualidade da cerveja;
- Plástico: além da possibilidade de conter alguns produtos químicos tóxicos, é um copo que altera o sabor, a temperatura e pode aumentar a proliferação de bactérias.
É importante escolher seu copo com atenção e cuidado para não afetar a sua saúde, bem-estar e principalmente, sua diversão. O seu momento cervejeiro não pode se tornar um aborrecimento.
Qual é o tipo de copo mais recomendado para viagens e ambientes ao ar livre?
Para viagens e atividades ao ar livre, o melhor tipo de copo é o térmico. Este tipo de copo mantém a bebida na temperatura ideal por longos períodos e é resistente a quedas e impactos.
Além disso, muitos copos térmicos são projetados para serem portáteis e fáceis de transportar, tornando-os perfeitos para acampamentos, piqueniques e outras atividades ao ar livre.
Há opções especiais para tomar cerveja, com o formato apropriado, como o Pilsner, sendo uma ótima opção para os brasileiros que adoram uma bebida trincando, afinal com o clima tropical, nada melhor que optar por um copo que deixa a cerveja gelada por muito tempo, não é mesmo?
E não se preocupe, ele pode te acompanhar em qualquer rolê, e inclusive, na sua casa. Aproveite, e veja essa seção com os melhores copos térmicos para cerveja e tenha sua bebida gelada até o último gole!
O que considerar ao escolher o copo ideal para tomar cerveja?
Saiba agora os detalhes que devem ser observados na escolha do seu copo com essas dicas práticas:
- Material do copo: vidro, térmico, e outros;
- Tipo de cerveja que será degustada: pilsen, bock, trigo, artesanal, chopp ou outras opções;
- Necessidades da cerveja a ser degustada: colarinho, espuma ou creme;
- Ambiência: eventos, bares, viagens ou até mesmo um churrasquinho em casa;
- Clima: dias frios ou dias de calor;
- Necessidades especiais: locais com muita aglomeração de pessoas, locais distantes de comércios ou outros fatores.
- Durabilidade: se você precisa de um copo que resista a quedas e impactos, opte por materiais mais duráveis.
- Facilidade de limpeza: alguns materiais são mais fáceis de limpar e manter do que outros. Considere a praticidade no dia a dia.
- Estética: para muitos, a apresentação da cerveja é importante. Escolha um copo que valorize a aparência da sua cerveja.
Um bom copo para cerveja é aquele que não modifique a qualidade da cerveja em nenhum fator e que não seja motivo para dores de cabeça. E escolher o ideal com esse guia completo é muito mais fácil. Então aproveite nossas dicas e não deixe de compartilhar com seus amigos!