Pessoas que têm muitos pares de sapatos ou moram em imóveis pequenos sabem quão difícil pode ser organizá-los de maneira funcional para o dia a dia. Como consequência, é comum que alguns pares fiquem jogados no fundo do armário e esquecidos ao longo do tempo. Mas, é importante ter em mente que existem diferentes formas de dispor os sapatos e trazer maior praticidade para sua rotina, basta continuar acompanhando o post de hoje até o fim.
Como organizar os sapatos?
Quando falamos em organizar sapatos, é importante considerar diversos fatores, pois nem todo mundo consegue investir nos móveis planejados depois de alugar um imóvel com a imobiliária. Nesse sentido, é necessário avaliar cada caso e a realidade de cada pessoa, observando o número de pares e, claro, o espaço disponível na casa. Mas, uma primeira dica que deve ser levada para a vida é: não acumular.
É fato que ter muitos pares é o sonho de boa parte dos indivíduos, pois não apenas ajudam a nos deixar mais bonitos, mas também a ficarmos mais confortáveis ao longo do dia. Contudo, o excesso pode trazer mais dificuldades do que facilidades. Afinal, ao ter muitos pares você pode facilmente esquecer de algum e fazer com que o armário fique ainda mais bagunçado.
Sendo assim, para organizar seus sapatos da melhor maneira, o primeiro passo é fazer uma limpa e colocar para doar, vender ou jogar fora os sapatos que você não utiliza ou estão danificados e você jura que vai levá-los ao sapateiro. Então, dito isto, confira abaixo nossas dicas:
1. Guarda-roupa
Muitas pessoas costumam guardar os sapatos no guarda-roupa, mas para isso é primordial que ele fique sempre bem organizado para evitar perder algum par no fundo do armário. Uma boa ideal, portanto, é deixar os itens dentro das caixas ou utilizar organizadores em formato de nichos de tecido.
2. Sapateiras funcionais
Existem muitos tipos de sapateiras, como as clássicas de madeira ou em modelos funcionais, que podem ser colocados atrás da porta. Com isso, você consegue aproveitar o espaço de maneira inteligente, ocupando muito menos do que incluir um móvel próprio para isso, além de deixar os armários livres para guardar outros itens.
3. Caixas organizadoras
São muitas as caixas organizadoras disponíveis no mercado, de diferentes cores, tamanhos e materiais. Sendo assim, você pode adquirir quantas desejar para armazenar os pares e depois organizá-las para que fiquem empilhadas umas sobre as outras, podendo contribuir até mesmo para a decoração do ambiente.
4. Prateleiras
As prateleiras podem ser ótimas aliadas para te ajudar na organização dos sapatos, principalmente daqueles mais bonitos e sofisticados. Com isso, você consegue visualizar melhor quais pares possui e como combinar o uso no dia a dia. Além disso, o ideal é que fiquem organizados na ordem dos que mais utiliza para os menos usados.
5. Gavetas fundas
Se você tem gavetas fundas em seus armários e não sabe o que pode armazenar no local, saiba que elas são excelentes para guardar seus sapatos. Você pode optar por colocar aqueles mais altos, como botas de cano curto, ou ainda instalar suportes e fazer dois andares, podendo guardar tênis mais baixos, rasteirinhas, etc.
6. Baú
Outra opção muito interessante é comprar ou mandar fazer um baú personalizado para armazenar seus sapatos. Aqui, você pode instalar vários suportes no interior, pois assim a peça irá servir tanto como objeto decorativo no ambiente, como também para guardar os sapatos com maior discrição.
7. Caixas de sapatos
As próprias caixas dos sapatos podem ser usadas para organizá-los em sua casa. Para facilitar a visualização, cole uma foto de cada calçado na frente da caixa de origem e deixe-ar empilhadas. Dessa forma, saberá qual sapato encaixar em cada local, agilizando na hora de escolher o ideal.
8. Nichos
Por fim, mas não menos importante, as botas são peças usadas com menos frequência no Brasil, devido ao clima tropical. Sendo assim, para que fiquem armazenadas corretamente e sem estragar, o ideal é utilizar nichos. Mas, além das botasse eles também podem ser usados para armazenar outros tipos de sapatos e facilitar a visualização.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar seus sapatos de maneira simples, eficaz e muito mais rápida. Mas, lembre-se que antes de começar a guardar cada par em seu devido lugar, é fundamental separar os que não utiliza mais, seja por estarem apertados, danificados, velhos ou não mais adequados ao seu estilo.
A boa notícia é que você pode fazer um pequeno bazar com os que estão em boas condições e arrecadas algum dinheiro. Da mesma forma, doar os pares que ainda podem ser usados também é uma ótima pedida. Agora, itens que já estão muito velhos ou danificados, o ideal é jogar fora ou doar para pessoas que trabalhem com restauração de sapatos.