Criado em 2020, o Reels é um excelente modo de ganhar curtidas no Instagram. Esse recurso faz muito sucesso, pois compartilha vídeos curtos entre os usuários e os leva a conhecerem vários perfis. Por isso, essa ferramenta é um excelente modo de crescer no Instagram, pois milhões de pessoas assistem o Reels diariamente.
Contudo, para que um post do Reels atraia visualizações, além da qualidade do conteúdo, ele deve ter uma boa trilha sonora. Dessa forma, o público terá mais interesse no vídeo e seu perfil terá mais alcance nas redes sociais. Nas próximas linhas, você verá como escolher uma boa trilha para seu post e saberá quais músicas estão em alta no Reels.
Como escolher a música de seu Reels
Para escolher uma boa música para o seu Reels, é possível usar as trilhas do próprio Instagram. Ademais, você também pode pesquisar em sites terceiros. A escolha de trilhas em alta no Reels pode aumentar muito o alcance do seu vídeo. Afinal de contas, o algoritmo da plataforma tende a priorizar quem escolhe áudios no hype.
Entretanto, é necessário que a música escolhida esteja atrelada ao vídeo e ao público do perfil. Escolher uma música só porque está em alta não é uma boa estratégia, pois seu público não terá interesse no post. Portanto, antes de escolher uma trilha para seu Reels, veja se seu público realmente irá aprová-la. A seguir, veja algumas dicas para encontrar músicas em alta no Reels:
Olhar os vídeos do Reels
A melhor forma de encontrar músicas em alta no Reels é consumir o conteúdo da plataforma. Ao acessar a aba de vídeos do Instagram, você verá os posts mais populares e saberá quais músicas estão sendo utilizadas.
Uma boa dica é olhar o nome do áudio e verificar se existe uma seta para cima. Se a seta estiver ali, significa que a música está em alta. A partir daí, você pode tocar no nome do áudio e clicar em “salvar”. Assim, ele irá diretamente para sua biblioteca de músicas do Instagram. Dessa forma, ela estará disponível sempre que você precisar.
Pesquise na aba de hashtags
Essa dica é muito semelhante à explicada anteriormente. Na verdade, a única diferença é que, ao buscar por hashtags, é possível encontrar posts mais relacionados ao seu público. Para fazer essa busca, vá na aba de pesquisa, digite alguma palavra-chave e escolha a opção “tags”. Logo depois, entre na guia “Reels” e observe os posts em alta.
Verificar as playlists do Spotify
Outra boa ideia é buscar “Reels” na barra de pesquisas do Spotify. Essa pesquisa mostrará várias playlists com as músicas mais escolhidas dentro do Instagram e do TikTok. Após definir qual música será usada em seu Reels, procure por ela na biblioteca de áudio do Instagram. Logo depois, basta gravar seu vídeo na plataforma e, na hora de editá-lo, colocar a música.
Páginas de outros criadores de conteúdo
Seguir perfis de outros criadores é um bom meio de descobrir músicas em alta, especialmente se os posts falarem sobre marketing e crescimento no Instagram. Aliás, existem criadores que fazem posts sobre músicas em alta e ensinam como editar vídeos.
Ou seja, além de pesquisar por músicas em alta, você ainda pode receber uma aula de como melhorar o seu post. Em suma, olhar os perfis dos criadores de sucesso é um excelente modo de agregar valor ao seu trabalho.
Sugestões de músicas para colocar no Reels
Nas próximas linhas, você verá sugestões de músicas para usar em seu Reels. Entretanto, por mais que as músicas mostradas aqui estejam em alta, lembre-se de verificar se elas realmente se encaixam em seu conteúdo. Do contrário, ao invés de alavancarem seu perfil, as músicas farão seu público abandonarem você.
1) Alive (It Feels Like) – Alok
O single “Alive (It Feels Like)”, do DJ brasileiro Alok, é um grande sucesso do Reels. Devido a sua batida eletrônica e alto astral, essa música combina com vários tipos de vídeo. Ao todo, o single aparece em 1,4 milhões de vídeos do Reels.
2) Mood (Radio Edit) – DJ Dark
Outra música muito popular no Reels é a “Mood (Radio Edit)”, do DJ Dark. Sua batida animada pode ser usada em vários tipos de vídeo, o que aumenta ainda mais sua popularidade. Assim como o sucesso Alive, a música do DJ Dark também pode ser sincronizada com os movimentos dos vídeos. Ao todo, o áudio foi utilizado em 840 mil vídeos do Reels.
3) Running Up That Hill – Kate Bush
O single “Running Up That Hill”, da cantora Kate Bush, é um dos grandes sucessos do Reels em 2022. Como fez parte da trilha sonora da quarta temporada da série Stranger Things, da Netflix, a música ficou muito popular. Desde a estreia dessa temporada, mais de 750 mil Reels utilizaram o single.
4) Oh No – Kreepa
Uma das músicas mais populares das redes sociais é o sucesso “Oh No”, do cantor Kreepa. Usada mais de 550 mil vezes, essa música foi tão compartilhada que se tornou um clássico do Reels. Geralmente, é muito comum ver esse áudio em vídeos engraçados, especialmente naqueles em que algo deu muito errado.
5) Obrigado Deus – Henrique e Juliano
O single “Obrigado Deus”, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, fez muito sucesso no Reels brasileiro. Muito usada em posts que falam sobre vitórias e conquistas, essa música é perfeita para vídeos melancólicos e de superação. Ao todo, cerca de 193 mil vídeos do Reels usaram essa música.
Músicas em alta no TikTok
Por mais que o TikTok e o Reels do Instagram sejam rivais, as músicas que são populares numa plataforma podem ser úteis na outra. Aliás, isso é ótimo para quem posta conteúdo nas duas mídias sociais. A seguir, conheça hits em alta no TikTok:
1) Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral
Com mais de 8 milhões de vídeos no TikTok, a música “Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral” se tornou um enorme sucesso. Aliás, o hit se tornou um dos mais tocados no ranking mundial da plataforma. Criada pelo DJ WZ Beat, que também é produtor musical, essa música alcançou incríveis 13 bilhões de reproduções no TikTok. Com isso, ela alcançou o 1º lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ademais, ela ficou em 3º lugar no ranking mundial.
2) Desenrola, bate e joga de ladinho
Outro sucesso do TikTok é o famoso hit “Desenrola, bate e joga de ladinho”. Criado pelo grupo Os Hawaianos, o hit viralizou devido a um vídeo do jogador Cristiano Ronaldo dançando a música.
Ao todo, o hit foi colocado em mais de 1,3 milhões de vídeos do TikTok. Ademais, diversas celebridades brasileiras compartilharam vídeos dançando a música, como Gil do Vigor, Gabriel Medina, Luísa Sonza, Gloria Groove, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.
3) Na Rebolada
A música “Na Rebolada”, do DJ Zullu e Os Quebradeiras, é um dos grandes sucessos brasileiros da plataforma. Ao todo, mais de 230 mil vídeos do TikTok usaram o hit. Criada pelo cantor e compositor DJ Zullu, muito respeitado no funk carioca, o hit “Na Rebolada” cresceu muito e superou hits como “Cachorrinhas”, de Luísa Sonza e “Tem Cabaré essa Noite” de Nattan e Nivaldo Marques.
4) Pipoco
Outra música famosa no TikTok brasileiro, o hit “Pipoco” acumulou mais de 834 milhões de visualizações na plataforma. Criada pelas jovens Melody e Ana Castela, não se sabe ao certo quantos vídeos do TikTok possuem essa trilha. Entretanto, pelo alto número de visualizações, é nítido que o hit está em alta na plataforma.