Construir uma agência de sucesso começa com ter as pessoas certas nas funções certas. Mas é muito mais do que isso. Como agência, você será obrigado a usar muitos chapéus diferentes e assumir várias tarefas ao longo do seu dia. Você precisa ser capaz de pensar de pé e ter um caminho claro para chegar a cada cliente e mercado alvo que você deseja atender.
Para construir uma agência B2B que prospera constantemente, você precisa entender o que faz uma agência de marketing de sucesso. Se você está apenas começando ou está pensando em expandir sua equipe, leia este artigo para algumas dicas úteis que podem ajudá-lo a ter sucesso como uma agência.
Decida no que sua agência será especializada
A indústria de marketing está em constante mudança e evolução. Se você quer permanecer relevante e bem sucedido, é incrivelmente importante que sua agência seja especializada em um nicho específico dentro do marketing industrial por exemplo. Por quê? Se você tentar ser tudo para todos, você acabará não sendo nada para ninguém.
Todas as agências de marketing de sucesso têm uma especialidade em que se concentram. Por exemplo, se você se especializa em mídia social, você pode usar essa especialidade para ajudar seu cliente com a estratégia da Instagram e criar uma estratégia em torno do uso de seu conteúdo em seu perfil. Outra empresa pode se especializar em e-mail marketing e ser capaz de criar uma estratégia eficaz para um cliente.
A geração de chumbo é a tarefa mais importante para uma agência
No núcleo, uma agência de marketing é uma empresa de vendas e marketing. Se você quer ter sucesso, a geração de leads deve ser a especialidade de sua agência. Sua agência deve ser construída em torno da geração de leads para seus clientes. Isto lhe dará a oportunidade de construir uma lista de contatos que estejam interessados em sua marca e serviços.
Ao tentar gerar leads para seus clientes, você também pode tentar ser mais estratégico com sua abordagem. A geração de leads tem tudo a ver com encontrar maneiras de tornar sua marca mais relevante para seus mercados-alvo.
Se você tem um produto ou serviço que é relevante para seus mercados-alvo, então você pode usá-lo para gerar leads para seus clientes. Por exemplo, se você é uma agência de marketing digital, você pode tentar gerar leads para clientes de marketing digital criando conteúdo que seja relevante para seu setor ou mercado alvo.
Teste, teste, teste!
Ao planejar sua estratégia de marketing, você vai querer testar certos aspectos de sua estratégia de marketing para ver o que funciona melhor para sua marca. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir o sucesso de seus esforços de marketing é testar a eficácia de suas estratégias.
Os testes o ajudarão a determinar o que funciona melhor para sua marca, e você pode usá-los para ajustar suas estratégias conforme necessário. A maneira mais fácil de testar suas estratégias é ter um grupo de controle e um grupo experimental. Um grupo de controle é usado para ver se suas estratégias estão funcionando, então você vai querer testar contra um grupo de controle.
Se você não tiver certeza do que fazer em seguida, é melhor testar contra um grupo de controle. Ao testar suas estratégias de marketing, certifique-se de fazê-lo com uma mente aberta. Você quer experimentar novas idéias e ver como elas funcionam, mas não quer descartar uma idéia só porque ela está apenas no grupo experimental.
O marketing no local e fora do local são igualmente importantes
Ao falar de marketing eficaz, você quer ter certeza de que não está se concentrando apenas em um tipo de marketing. Tanto o marketing no local quanto fora dele são igualmente importantes para a construção de uma agência de marketing de sucesso.
O marketing fora do local tem tudo a ver com a construção de relações com seus mercados-alvo. Para fazer isso, você quer investir tempo na construção de fortes conexões com seus mercados-alvo e suas empresas.
Para construir fortes conexões fora do local para uma agência, você vai querer se envolver com eventos da comunidade e criar conteúdo que torne sua marca mais relevante para as conversas que estão acontecendo.
Construa relações fortes com seus clientes
Uma agência de marketing é mais do que apenas vender seus serviços; trata-se de construir uma relação duradoura com seus clientes. Depois de trabalhar de perto com seus clientes, você quer continuar conectado com eles ao longo de suas campanhas.
Isto não só o ajudará a permanecer conectado com seus clientes, mas também fará com que os clientes saibam que a marca deles é importante para você. Ao longo de sua campanha, você quer alcançar seus clientes e deixá-los saber como estão indo suas campanhas.
Você pode usar esta oportunidade para manter-se conectado com seus clientes e mantê-los informados sobre o andamento de suas campanhas. Se você estiver trabalhando com uma marca, você pode enviar um e-mail rápido para que eles saibam como estão indo suas campanhas e como a marca deles está se saindo nas mídias sociais.
Não tenha medo de girar ou ser um macaco de todos os ofícios
Como uma agência, você quer estar pronto para se adaptar a diferentes situações. Uma das melhores coisas que você pode fazer como uma agência é estar aberto à fiação e ter outros membros de sua equipe assumindo diferentes papéis.
A fiação é quando um membro da equipe assume temporariamente o papel de outro. Isto pode ser benéfico para uma agência porque dá a outro membro da equipe a chance de aprender as cordas, e também lhe dá a chance de mostrar o que eles são capazes de fazer. Se você tem um membro da equipe que é ótimo em marketing, mas não tão bom em estratégia, vale a pena considerar a possibilidade de girar esse papel por um tempo.
Envolvimento
Outra dica importante para a construção de uma agência de marketing de sucesso é envolver seus clientes. Como agência, certifique-se de que você está trabalhando em estreita colaboração com seus clientes. Ao trabalhar de perto com seus clientes, eles apreciarão sua atenção aos detalhes e se certificarão de que você esteja na mesma página que eles.
Ao trabalhar de perto com seus clientes, você quer ter certeza de que você está dando-lhes uma palavra na direção de suas campanhas. Isto encorajará seus clientes a permanecerem ativos em suas campanhas e continuarem a colher as recompensas que vêm com o envolvimento das mídias sociais.
Como uma agência, você quer se estiver trabalhando junto com seus clientes. Ao trabalhar de perto com seus clientes, eles apreciarão sua atenção aos detalhes e terão certeza de que você está na mesma página que eles.
Ao trabalhar de perto com seus clientes, você quer ter certeza de que você está dando-lhes uma palavra na direção de suas campanhas. Isto encorajará seus clientes a permanecerem ativos em suas campanhas e continuarem a colher as recompensas que vêm com o envolvimento das mídias sociais.