Buscar um estilo de vida minimalista é uma forma de cuidar do meio ambiente, uma vez que o setor de moda contribui de forma considerável para a poluição.
Por isso, as empresas ambientalmente responsáveis estão investindo em camisetas sustentáveis, além de estimular as pessoas a se apegarem ao um estilo mais simples de se vestir sem perder a elegância ou abrir mão do conforto.
No entanto, é preciso entender que não se trata de se vestir mal ou mesmo comprar peças de baixa qualidade, vendidas por preços baixos. Pelo contrário, quem opta pelo estilo minimalista escolhe peças simples, de cores neutras e cortes retos, mas de um alto padrão de qualidade.
O objetivo é criar looks interessantes com peças repetidas, mas que resultem em composições atraentes, fortalecendo um estilo próprio. Continue a leitura desse artigo e entenda um pouco mais sobre esse estilo que vem ganhando cada dia mais adeptos.
Estilo minimalista: fique bem-vestido gastando pouco
É comum que queiramos ter muitas roupas masculinas variadas para nos vestir sempre de forma elegante e diferente. No caso dos homens, as peças são mais simples, o que exige investimento em cores para ter um look sempre novo.
As calças podem ser de tecidos variados, como jeans, sarja e até mesmo a famosa e tradicional calça de moletom. Para que essas peças se tornem coringa, não é necessário gastar muito dinheiro, basta apenas comprar as peças certas e de cores neutras.
As camisetas de algodão orgânico são uma opção bastante vantajosa, pois além de serem macias e confortáveis, possuem alta durabilidade. Vamos lhe apresentar agora, 4 dicas para ajudar você a construir um estilo minimalista que combine com seu jeito de ser.
1. Preze pelo conforto
Um das características que mais chama a atenção no estilo minimalista é a liberdade que você tem para escolher roupas confortáveis. Sendo assim, na hora de escolher as novas peças que farão parte do seu novo guarda-roupas lembre-se que o mais importante é sentir-se bem, leve e não ter nada que incomode, seja na pele ou mesmo na forma como você se vê no espelho.
Essa liberdade é fundamental na construção de uma autoimagem que te valorize. As roupas devem ser um complemento da forma como estamos nos sentindo, por isso, é importante gostar daquilo que você está vendo refletido no espelho na hora de se vestir.
2. Respeite seu estilo
É bastante comum ouvir dos grandes influenciadores de moda sobre a necessidade de ter uma determinada peça no guarda-roupas para ser o coringa na hora de se vestir. No entanto, entra ano e sai ano e essa peça fundamental nunca é usada, exatamente por não combinar com seu estilo.
Por isso, ao seguir um estilo minimalista, você terá muito mais liberdade para comprar peças que realmente combinam com a forma como você gosta de se vestir.
3. Não abra mão da qualidade
Quando pensamos no estilo minimalista de vestir, duas coisas vem em nossa mente, o primeiro delas é a simplicidade e depois a sustentabilidade. Um dos motivos que fazem com que a indústria da moda contribua para o alto nível de geração de lixo, é a produção de peças de baixíssima qualidade e consequentemente baixa durabilidade.
Sem falar que a possibilidade de exploração de mão de obra durante o processo de produção é algo comum, visto que para se ter peças baratas, alguém terá que pagar por isso.
Dessa forma, prezar pela qualidade é uma forma de reduzir seus gastos e também a geração de lixo, uma vez que suas roupas vão durar muito mais. Além disso, peças de qualidade não se desbotam com facilidade e o tecido não perde a forma, ou seja, você poderá se vestir bem por muito mais tempo, sem precisar comprar peças novas constantemente.
4. Construa um guarda-roupa inteligente
Não há como negar que as oscilações de temperatura no Brasil são constantes, o que exige que tenhamos peças variadas para estarmos termicamente confortáveis. No entanto, isso não significa comprar muitas roupas que provavelmente ficarão paradas no guarda-roupas por muito tempo.
Sendo assim, a principal dica é construir um guarda-roupas inteligente, ou seja, ter peças versáteis que possam ser usadas de diferentes formas quando necessário. Uma boa camiseta de algodão é bem-vinda em qualquer estação. Quando o frio for mais intenso, basta colocar um bom casado por cima que deixará seu look elegante e confortável.
Aposte em cores neutras que podem facilmente ser combinadas, dessa forma, você poderá se vestir bem, com composições variadas, sem precisar gastar uma fortuna.
Conclusão
Apostar no estilo minimalista é uma maneira de viver de forma simples e ser um colaborador ativo para a redução da geração de lixo, o que causa bastante prejuízos para o meio ambiente e para a vida humana futura.
Se vista de forma confortável, sem perder a elegância e sempre respeitando seu estilo e gostos pessoais. Essa é a única maneira de se sentir bem de forma consciente!