As peças de alfaiataria são conhecidas por fazerem parte do guarda-roupa de pessoas que adotam o estilo elegante. Costumam aparecer muito em ambientes que pedem roupas mais sociais, porém, dá para misturar com o estilo casual e até com o esportista.
No entanto, por serem roupas feitas com um material mais chique, como o linho, a tendência é que seu valor seja um pouco mais elevado em comparação com outros tecidos encontrados nas peças do dia a dia.
Ainda assim, é possível montar um armário com peças de alfaiataria sem estourar o orçamento. Ao comprar na Renner com desconto, por exemplo, você já leva para casa vários modelinhos incríveis. Confira mais dicas que vão ajudar você nessa missão e deixar seu bolso feliz.
Compre peças da estação anterior
As lojas trabalham as vendas conforme a estação. Assim, é comum que, com a chegada da primavera, as peças encontradas nas araras sejam de primavera-verão, enquanto no outono se iniciam as vendas do outono-inverno.
Por mais tentador que seja levar para casa aquele modelo do ano e da estação, a tendência é encontrar preços mais caros. Por isso, é válido que, no outono e inverno, você procure por peças de alfaiataria para o clima mais quente. Quando a primavera e o verão chegam, você faz o contrário, compra peças de frio.
Aproveite as promoções das lojas
As lojas estão sempre fazendo alguma promoção, então você vai encontrar uma roupa elegante que te agrade no saldão. Isso significa que você precisa ir à loja física todos os dias? Não, basta ficar ligado no site.
Inscreva-se na newsletter das suas lojas preferidas e observe quais são as promoções enviadas. Encontrou uma peça de alfaiataria que chamou sua atenção e está com desconto? Compre online ou vá até uma loja para verificar se está com o preço mais baixo.
Visite brechós e bazares
Brechós e bazares são espaços em que é possível encontrar uma quantidade de peças em boa qualidade por preço mais baixo. O único detalhe é que são usadas e podem estar há algum tempo paradas, mas nada que uma boa lavagem antes do uso não resolva.
Vá a estes espaços com uma lista do que precisa. Analise com calma, experimente e escolha o que vai levar. No caso dos bazares, por exemplo, você ainda ajuda alguma causa social ao comprar suas roupas.
Fuja um pouco das tendências
As tendências surgem todos os anos e mudam bastante, porém, antes de comprar algo que está em alta, vale analisar se cabe no seu estilo e se pode ser usado por muitos anos. Às vezes, aquela peça sai de moda rapidamente e acaba esquecida no fundo do armário.
Assim, mesmo no caso da alfaiataria, prefira cores e cortes mais neutros e clássicos. Com isso, será possível aproveitar a peça por muitos anos e ainda mesclar com outros estilos, como vestir um blazer com calça legging.
Invista em modelos versáteis
A palavra versatilidade precisa estar em sua mente quando você for às lojas em busca de roupas de alfaiataria. A regra é aquela mesma válida para todo tipo de peça: é preciso conseguir fazer no mínimo três combinações diferentes com uma mesma roupa.
Então, ainda na loja ou enquanto olha o site, observe se consegue combinar shorts de alfaiataria com camisa, com cropped e até com uma regata social. Confira também se ele transita facilmente do verão para o inverno com a ajuda de uma meia-calça.
Cuidado com a compra por impulso
Um dos maiores responsáveis pelo bolso pesar depois é a compra por impulso. Assim, mesmo no caso das peças de alfaiataria, você não pode se deixar levar por um momento.
Analise com calma seu guarda-roupa e tenha anotado tudo de que precisa. Por exemplo, você já tem uma saia de alfaiataria, mas gostaria de um cropped no mesmo tecido para usar no verão ou de um blazer para aproveitar como terceira peça. Anote tudo e só vá às compras quando a lista estiver pronta.