Apesar de existirem há décadas, as pop-up stores estão sendo redescobertas pelos empreendedores de diversas áreas. Elaboradas para serem temporárias, tais lojas possuem o objetivo de divulgar a marca e anunciar lançamentos de produtos.
Devido à transformação digital dos negócios e o consequente surgimento de muitas empresas virtuais, as lojas pop-up recuperaram seu prestígio por ampliarem o alcance das marcas digitais.
Vamos entender melhor como funciona esta estratégia? Saiba quais são as vantagens e os tipos de negócio que mais utilizam pop-up stores!
O que é pop-up store?
As pop-up stores — ou lojas pop-up — são estabelecimentos físicos temporários cujo objetivo é divulgar uma marca de forma intensa e rápida. Você certamente já deve ter visto um quiosque temporário de alguma loja famosa, certo? Pois bem, trata-se de um exemplo desta estratégia.
Ao criar uma estrutura em espaços com grande circulação de pessoas, como shoppings e galerias, as empresas garantem maior visibilidade para seus produtos. Este tipo de exposição é muito vantajoso para lojas que operam somente nos ambientes digitais e muitas vezes não conseguem efetivamente acessar seu público-alvo. Confira agora outros benefícios das lojas pop-up.
Quais as vantagens da pop-up store?
As ações de marketing envolvendo lojas pop-up são complexas e promovem intensa mobilização de trabalho em equipe. No entanto, os resultados valem a pena! Confira as vantagens de utilizar lojas temporárias:
Divulgação do lançamento de produtos
A alta visibilidade promovida pelas pop-up stores é uma excelente oportunidade para realizar o lançamento de mercadorias. Muitas empresas elevam seu faturamento nos períodos de inauguração de coleções e linhas de produtos. Desta forma, garantir maior visibilidade para sua marca neste momento é uma excelente opção para alavancar a rentabilidade.
Teste de aceitação da marca em uma nova região
Grandes empresas multinacionais também se valem das estratégias de pop-up stores. Por exemplo, as lojas temporárias são frequentemente utilizadas para “sentir” se os produtos da marca serão bem aceitos pelos consumidores de determinada região. Devido à interação presencial com os clientes, fica mais fácil avaliar a percepção do público-alvo da marca em questão.
Promoção de engajamento dos consumidores
A promoção de pop-up stores também permite um momento de interação mais concreta principalmente com as lojas que operam apenas virtualmente. Ao garantir boas experiências em espaços físicos acolhedores, estimula-se os consumidores a engajarem mais com a marca. Por exemplo, é comum que pop-up stores realizem eventos e coquetéis, nos quais muitos clientes compartilham nas redes sociais fotos do evento.
Venda de produtos de versão limitada
As pop-up stores também são conhecidas pela vantagem de divulgar coleções limitadas de produtos. Desta forma, estimula-se a divulgação de itens associados a datas específicas, como feriados e celebrações típicas.
Quais negócios combinam com a pop-up store?
Apesar de qualquer empreendimento poder organizar uma pop-up store, alguns segmentos comerciais possuem mais tradição com lojas temporárias. Por exemplo, é comum observarmos lojas pop-up de:
- Cosméticos e perfumaria
- Roupas e sapatos
- Acessórios
- Produtos eletrônicos, como smartphones e smartwatches
- Itens de papelaria.
Caso sua empresa não faça parte destes nichos, não se preocupe! Como dissemos anteriormente, as pop-up stores estão renascendo no contexto da revolução digital. Você pode sim inovar e estabelecer uma pop-up store para outros tipos de produtos.
Atente-se, porém, à elaboração de pesquisa de mercado para avaliar a possibilidade de pop-up store. Afinal, é essencial procurar locais nos quais você tem certeza que irá ser visto pelo seu público-alvo!
MEI pode abrir uma pop-up store?
Com certeza! No entanto, é necessário que o empreendedor preste atenção ao faturamento esperado com a pop-up store. Como parte das obrigações do MEI, a receita bruta não pode exceder o valor anual de R$ 81 mil.
Desta forma, caso você opte por esta estratégia de marketing, efetue o cálculo de projeção de vendas de forma muito realista, para evitar posteriores consequências regulatórias. Se ainda não formalizou seu empreendimento, esta é a sua oportunidade! Ter um CNPJ garante acesso a muitas vantagens, incluindo os benefícios previdenciários como aposentadoria e salário-maternidade. Confira como abrir MEI e garantir o sucesso do seu empreendimento!