Viajar nas férias é uma ótima pedida para quem quer fugir da rotina corrida, renovar os ares e recarregar as energias. Por mais que possa ser cansativo, esse período é bastante relaxante para a mente, contribuindo para sensação de bem-estar e qualidade de vida.
A boa notícia é que o Brasil conta com os mais variados destinos para explorar, sendo que o litoral é um dos mais procurados. Contudo, não é todo mundo que gosta de praia e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista das 8 cidades para viajar nas férias para quem não gosta do mar.
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Considerada a quinta maior economia de Santa Catarina, essa cidade é repleta de opções de lazer, além de ser uma das mais seguras do país e cheia de belezas naturais. Não à toa, cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul, a fim de morar na região. Vale lembrar que sua infraestrutura é impecável, com bares e restaurantes deliciosos, além de hotéis-fazenda para quem quer relaxar por completo durante as férias.
Tiradentes, Minas Gerais
Esse é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, sendo uma cidade histórica, com construções do século XVII e muito charme. Suas ruas estreitas envoltas pelos casarões coloniais e igrejas são os principais atrativos, mas você também não pode deixar de fazer o passeio a bordo do trem Maria Fumaça até a cidade vizinha São João Del-Rey. Além disso, ainda pode saborear a deliciosa culinária mineira, considerada uma das melhores do Brasil.
Gramado, Rio Grande do Sul
É claro que Gramado não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo um destino excelente para visitar em qualquer época do ano. São diversas atrações para explorar, como o Rio Negro, o Snowland, Mini Mundo, além das deliciosas lojas de chocolate, restaurantes e bares com suas tradicionais fondues. Além disso, a rua coberta é uma atração a parte, assim como as pousadas e hotéis muito bem preparados para receberem os turistas.
Campos do Jordão, São Paulo
Campos do Jordão é um excelente destino de inverno, que reúne luxo, badalação, romantismo, gastronomia e até mesmo esportes radicais. Com beleza naturais das serras e corredores de árvores plantadas por todo o território, o município possui uma das melhores infraestruturas turísticas do estado. São muitas opções de hospedagens, além de bares e restaurantes excelentes. Além disso, não deixe de conhecer o famoso bairro Vila de Capivari, que abriga os principais estabelecimentos da cidade.
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Ideal para os amantes da natureza, a Chapada dos Veadeiros é um destino excelente para quem não gosta de praia, mas ainda assim quer ficar em contato com o meio ambiente. Aqui, a paisagem típica do cerrado emoldura os pontos turísticos, que podem ser conhecidos por meio de trilhas guiadas no Parque Nacional. São muitas as atrações, mas com certeza as mais famosas são a Cachoeira de Santa Bárbara e o Vale da Lua.
São Paulo, São Paulo
Para quem gosta de passeios mais urbanos, a maior cidade do Brasil com certeza é uma ótima pedida. Afinal, aqui você vai encontrar de tudo um pouco, como o museu da Língua Portuguesa, MASP, Pinacoteca, Estação da Luz, Parque Ibirapuera, etc.
Além disso, a Avenida Paulista e Vila Mariana são lugares que também merecem sua visita, assim como o bairro Liberdade, considerado a região mais japonesa de São Paulo. Para quem quer mais agito, a boêmia Vila Madalena com certeza é o seu lugar.
Foz do Iguaçu, Paraná
Responsável por abrigar uma das sete maravilhas naturais, as Cataratas do Iguaçu, essa cidade é repleta de opções de lazer, principalmente ligadas à natureza. O maior conjunto de quedas d’água do planeta é sua principal atração, permitindo fazer também outros passeios dentro do parque. Além disso, o Marco das Três Fronteiras é outro lugar interessante para visitar, assim como a gigante Usina de Itaipu.
Domingos Martins, Espírito Santo
Por fim, essa pequena e bucólica cidade localizada na serra do Espírito Santo foi colonizada por alemães e italianos e até hoje preserva os costumes e cultura europeia, em suas casinhas, construções, festas e na gastronomia.
Além disso, é aqui que está o Parque Estadual da Pedra Azul, uma reserva ecológica com muitas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, fauna e flora riquíssimas. Além disso, a própria Pedra Azul pode ser visitada, uma formação rochosa com quase dois mil metros de altura.
Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos para quem não curte praia, já pode escolher qual será o próximo local para visitar. Mas, lembre-se que dependendo de quando tirar férias, o período pode ser considerado alta temporada.
Sendo assim, é primordial ter um bom planejamento, assim como organização de roteiro. Com isso, você garante que suas reservas sejam feitas, evitando problemas e estresses, além de promover a melhor experiência de viagem.