Santiago de Compostela é o típico destino que todo peregrino do mundo deveria conhecer. Alguns percorrem a pé uma das rotas mais antigas, mas a capital Galícia também é encantadora do seu modo, especialmente por conta de sua história e beleza arquitetônica.
A verdade é que pouco importa se você decidiu chegar até lá caminhando, de carro, de trem ou avião. A cidade já foi tombada como Patrimônio da Humanidade, e há sempre algo de novo para conhecer por lá.
Recentemente a Espanha abriu as portas novamente para brasileiros vacinados, e com isso ficou mais fácil realizar o sonho de conhecer o centro histórico ou conhecer a Praça do Obladoiro. E falando sobre ela, vamos começar por este ponto turístico!
1- Conheça a Praça do Obladoiro
A Praça do Obladoiro é o coração de Santiago de Compostela, onde fica o Marco Zero de todos os caminhos da cidade. Lá você encontrará vários peregrinos emocionados, tirando fotos ou até mesmo descansando deitados na praça.
Seu nome faz referência às antigas oficinas de pedreiros que trabalhavam na construção da fachada da catedral, que fica ao redor da praça e acolhe visitantes e peregrinos. Hoje, todos os edifícios que fecham a praça são justamente a Catedral de Santiago de Compostela, o Hostal dos Reis Católicos que hoje é um hotel de luxo, o Colégio de San Xerome e o Palácio Raxoi.
Essa praça resume em um único espaço muito da história milenar da cidade. Uma volta pela praça fará você conhecer mais de 700 anos de história e construção.
2- Vá até a Catedral de Santiago de Compostela
Ainda na praça, aproveite para conhecer a Catedral de Santiago de Compostela, uma obra românica muito conhecida na Espanha sendo um dos principais destinos de todos os caminhos de Santiago, que por muitos séculos conduziram milhares de cristãos peregrinos até o túmulo de São Tiago.
Além das várias celebrações religiosas que ocorrem na catedral, há um museu com visitas guiadas – e recomendamos muito que você faça esse passeio, já que poderá aprender tudo sobre a história da arte e das construções de Santiago de Compostela. Aproveite também para conhecer a cripta do apóstolo e abraçar a imagem de São Tiago.
3- Vá ao Pórtico da Glória
Essa é uma parada obrigatória para todo turista que visita a Catedral de Santiago. O Pórtico da Glória fica logo na entrada principal da igreja, e dá acesso direto à Praça do Obladoiro. Esse conjunto formado por três arcos confere à obra um simbolismo muito forte e importante, sendo o pecado original, a Redenção e o Juízo Final.
A obra foi feita com mais de 200 figuras de granito, esculpidas para passar uma mensagem teóloga. Vale muito a pena conhecer.
4- Vá ao Hostal dos Reis Católicos
O Hostal dos Reis Católicos é um prédio muito luxuoso e com muita história. Ele foi construído pelos Reis Católicos para oferecer hospedagem aos peregrinos que caminhavam até a tumba do Apóstolo. Hoje é um hotel de luxo, e você pode até fazer um tour guiado por ele para conhecer a história do local.
Para manter uma antiga tradição, o Parador dos Reis Católicos recebe em cada refeição 10 peregrinos para comer de graça no refeitório. Se você chegar cedo, é possível que consiga um lugar! No entanto, é necessário apresentar o comprovante de conclusão de alguns caminhos de Santiago.
Se você se interessar em fazer os caminhos, basta clicar aqui para ter acesso a um pacote de viagem para a Espanha!
5- Praça das Praterías
A Praça das Praterías fica ao lado sul da Catedral de Santiago, e também vale a pena dar uma passada por lá. Esse nome se deve às oficinas dos ourives que ficavam localizadas na região desde a Idade Média.
No centro da praça, aproveite para tirar uma foto bonita na Fonte dos Cavalos, cujo pano de fundo é a Casa del Cabildo, decorada com várias peças geométricas típicas do Barroco Compostela. Já à esquerda, aproveite para conhecer a Rua do Vilar, onde fica localizada a Casa del Déan. Essa casa-palácio foi o alojamento dos vários bispos que conheceram a cidade.
Para fechar uma rota de dois dias de passeio, aproveite para conhecer a Igreja de São Frutuoso, construída no século XVIII, tendo como principal destaque sua cúpula. A fachada foi concebida para ser vista de um ponto mais alto, e por isso a decoração está toda na parte superior.
Independentemente de você ser uma pessoa religiosa ou não, fazer um passeio por Santiago de Compostela é como entrar em um túnel do tempo. Se você gosta de arte e história, vale muito a pena considerar colocar essa cidade no seu roteiro quando você fizer uma viagem para a Espanha.
Já conheceu Santiago de Compostela? Caso sim, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe suas experiências com outros viajantes!